Como cultivar beterraba no vaso? Confira dicas simples

Saiba quais são os principais cuidados para ter esse vegetal potente em casa.

Você sabia que é possível plantar beterraba em casa? Esse vegetal possui inúmeros benefícios à saúde, além de servir para várias receitas. Portanto, veja agora como cultivar beterraba no vaso e coloque as dicas em prática para ter esse alimento maravilhoso no seu lar.

Leia mais: Combinações de fruta para sucos: conheça quais as frutas que combinam

A beterraba é rica em micronutrientes como o potássio, magnésio, vitaminas A, B6 e C, e por essa razão proporciona uma série de benefícios à saúde. Ela auxilia na redução da pressão arterial, fortalece o sistema imunológico, previne o câncer e combate doenças cardiovasculares. Ou seja, é um super alimento!

Como cultivar beterraba em casa?

Para cultivar a beterraba no vaso, você precisa tomar alguns cuidados a fim de garantir as condições ideais para que ela  se desenvolva de forma plena, com todos os nutrientes necessários.

Clima

O clima ameno é ideal para cultivar a beterraba. No entanto, essa planta consegue sobreviver bem em temperaturas mais altas. Assim, o intervalo entre 10° C a 24° C é o mais recomendado.

Luminosidade

A beterraba adora luz. Sendo assim, deixe-a em um local com incidência direta da luz do sol ao menos algumas horas do dia, preferencialmente durante o turno da manhã ou do meio para o final da tarde, afinal essa planta prefere temperaturas amenas.

Solo

O solo deve ter boa drenagem, pois não deve ficar encharcado. Além disso, deve ser fértil e rico em matéria orgânica. O pH ideal é entre 6,9 e 7,5. Ademais, a beterraba se desenvolve melhor em solos ricos em boro. Desse modo, você pode comprar compostos como bórax e fazer a adubação foliar após 20 e 35 dias de plantio.

Plantio

Os melhores meses para o plantio de beterraba são entre abril e junho. Para isso, escolha um vaso de pelo menos 20 cm de largura e profundidade, com furos no fundo para facilitar o escoamento da água.

Para plantar a beterraba, em primeiro lugar, faça uma cova rasa com as mãos, pegue três sementes e, em seguida, cubra com substrato. Quando as mudinhas chegarem a 2 cm de altura, verifique quais são as mais fracas e remova-as, deixando apenas as mais desenvolvidas.

Irrigação

Você deve regar a planta sempre que a terra estiver seca. Assim, o solo deve ficar úmido, mas não encharcado.

Colheita

Geralmente, a colheita pode ser feita após cerca de 80 dias depois da semeadura, quando as raízes atingem de 8 a 12 cm de diâmetro e 7 cm de comprimento.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More