Confira dicas para cultivar rúcula no vaso

Saiba como cultivar essa hortaliça e aproveite seus benefícios para a saúde!

A rúcula é uma hortaliça oriunda da região do Mediterrâneo. Devido ao seu sabor característico, levemente picante, é muito utilizada em saladas, tortas e pizzas. Apresenta inúmeros benefícios para a saúde e pode ser cultivada em casa. Portanto, saiba agora como cultivar rúcula no vaso!

Leia mais: Tenha lindas lavandas em casa: Saiba como cultivar essa planta poderosa

A rúcula possui um ciclo de desenvolvimento rápido e curto. É uma hortaliça folhosa e herbácea, com folhas que medem entre 10 cm e 15 cm de altura, e geralmente apresenta coloração verde-escuro.

Benefícios para a saúde

Essa hortaliça é uma ótima fonte de minerais como o fósforo e o cálcio, importantes para a saúde dos ossos. Também é rica em vitamina K, que auxilia no controle da coagulação sanguínea.

Além disso, contém compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que melhoram o funcionamento do sistema imunológico. Portanto, seu consumo é altamente recomendado.

Confira o passo a passo para ter a rúcula na sua própria horta!

Como cultivar rúcula no vaso?

Você pode cultivar a rúcula em casa ou até mesmo em apartamentos. Vale lembrar que esse vegetal não é muito exigente nos cuidados, mas requer um ambiente fresco e bem arejado.

Plantio

Escolha um vaso que tenha furos no fundo para uma melhor drenagem do solo. Caso não seja possível, você mesmo pode furar com uma faca. Utilize terra fértil e acrescente adubo orgânico, como cascas de ovos ou de vegetais.

As sementes de rúcula não devem ser plantadas em períodos de temperaturas extremas. Assim, o ideal é que o plantio seja feito na primavera ou no outono.

Cave buracos pequenos na terra e coloque duas sementes em cada um. Em seguida, cubra-as com terra. Garanta que as sementes fiquem a cerca de 6,5 mm abaixo da superfície do solo.

Necessidade de luz

Mantenha o vaso exposto ao sol. A rúcula requer boa incidência de luz solar. Por isso, se você for cultivá-la em casa ou apartamento, coloque o vaso em um local onde tenha sol por algumas horas do dia, pelo menos.

Brotos

Após cerca de uma semana, os primeiros brotos devem surgir. Você deve retirar algumas mudinhas a fim de fornecer o espaço adequado para a rúcula se desenvolver. Os brotos devem ficar a uma distância de 10 a 15 cm um do outro.

Irrigação

Regue a planta diariamente, porém, sempre preste atenção no solo, pois ele não deve ficar encharcado. O ideal é que a terra esteja apenas úmida. Portanto, em períodos mais frios, você vai perceber que talvez não seja necessário regar todos os dias.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.