Tenha lindas lavandas em casa: Saiba como cultivar essa planta poderosa

A lavanda possui propriedades comprovadas, além de ser linda e muito cheirosa. Aprenda a manter essa planta em casa.

A lavanda é oriunda da região mediterrânea, sendo bastante utilizada como flor ornamental em canteiros, arranjos de vasos e jardins. Além disso, seu óleo essencial é utilizado na perfumaria, na aromaterapia e em diversos produtos de higiene. Neste artigo, você vai saber como cultivar lavandas em casa para aproveitar seus benefícios. Continue lendo!

Leia mais: Água oxigenada faz bem para as plantas? Saiba tudo sobre a prática!

Características da lavanda

A altura da lavanda varia muito e pode alcançar de 30 cm até 2 metros. Suas flores também apresentam uma variedade de cores, como rosa, branca e roxa, que é a mais popular.

Quanto aos efeitos da lavanda para a saúde, suas principais propriedades são a ação antisséptica, cicatrizante e calmante. Além disso, ela é capaz de aliviar problemas respiratórios.

Essa planta não demanda muitos cuidados e se adapta bem ao clima brasileiro, portanto vamos às dicas para cultivar a lavanda em casa.

Clima, solo e necessidade de luz

A lavanda não se dá bem com extremos. Tanto climas muito úmidos quanto o calor excessivo fazem mal para essa planta. Portanto, ela sobrevive bem em locais de clima ameno.

Já o solo para o cultivo da lavanda precisa ser bem drenado, com pH entre 6,5 e 7,5, moderadamente fértil. O mais indicado é o solo do tipo calcário, uma vez que este possui boa quantidade de nutrientes.

Em relação à luz, a lavanda requer incidência direta da luz solar durante algumas horas por dia. Sendo assim, para plantá-la dentro de casa, é necessário deixar a planta em algum local que seja iluminado pelo sol durante algum período do dia.

Como plantar lavanda?

O plantio pode ser feito de duas maneiras: com sementes ou por estaquia. Para plantar com as sementes, basta colocá-las no solo de forma superficial, pressionando levemente. Por cima, acrescente uma camada leve de terra peneirada.

Caso opte pela propagação por estaquia, corte ramos firmes da planta com cerca de 10 cm de comprimento e remova as folhas da parte de baixo, que ficará enterrada. Coloque o ramo no solo e afunde-o até que sua base esteja bem firmada na terra.

Se a plantação for feita em canteiros e jardins, respeite o espaçamento de pelo menos 30 a 90 cm entre uma planta e outra. Em vasos, escolha os de 30 a 40 cm de diâmetro. Também é importante ter cuidado com outras plantas próximas das lavandas, no intuito de evitar a competição por nutrientes.

Irrigação

O solo deve ser úmido, jamais encharcado. Sobretudo durante a fase inicial do cultivo, é importante regar a lavanda com mais frequência. Contudo, quando a planta estiver mais desenvolvida, a irrigação pode ser feita de forma mais espaçada.

Se você gostou desse conteúdo, então clique aqui para ler mais artigos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More