Como desligar a rede 2G nos celulares Android 12 para evitar espionagem?

Entenda as fragilidades da rede 2G e como desativá-la dos celulares Android 12.

Os celulares com o sistema operacional Android 12 foram lançados recentemente, em outubro de 2021. E por isso, os novos recursos vêm sendo descobertos aos poucos, sendo que um deles é a possibilidade de desativar a rede 2G.

Embora pareça uma alteração sem muita importância, na verdade é totalmente o contrário, pois a rede 2G apresenta diversas fragilidades para o usuário. Acompanhe este artigo e entenda o motivo e saiba como desligar a rede 2G nos celulares Android 12 para evitar espionagem.

Leia mais: Celular ganha certificação máxima contra pancadas e tem bateria de mais de 8.000 mAh

A rede de conexão 2G e o perigo de espionagem

Lançada em 1990, a rede 2G é uma das mais antigas formas de conexão. Contudo, esse tipo de tecnologia está ultrapassado e possui diversas fragilidades de segurança diante dos grandes avanços dessa área nos últimos anos.

Assim, uma dessas vulnerabilidades é que ela não possui autenticação entre o aparelho de celular e a torre. Já a outra deficiência diz respeito a um tipo de criptografia muito fraca para a comunicação.

Devido a essas fraquezas, a rede 2G pode facilmente ser alvo dos chamados Stingrays. Trata-se de ferramentas semelhantes a redes de telefonia e que são um dispositivo em potencial para espionagem.

O Stingray é capaz de se conectar aos celulares e ter acesso aos dados do usuário. Dessa forma, a possibilidade de desativar a rede 2G nos celulares Android 12 está sendo motivo de comemoração, dando fim a esse tipo de ataque.

Como desativar a rede de conexão 2G no Android 12?

Para desativar a rede 2G no seu celular Android 12 é bem simples. Acesse as configurações do seu aparelho e em seguida toque em “rede e internet”.

Depois busque a opção “SIMs” e verifique a permissão para 2G. Entretanto, a depender do modelo do seu aparelho, o trajeto pode ser um pouco diferente.

É importante ressaltar que, para conseguir executar essa função, é preciso que o smartphone possua a versão 1.6 do Radio HAL. E se você está se perguntando se desativar o 2G do seu celular pode causar algum problema, saiba que a resposta é não! Isso porque a rede 2G é utilizada somente quando estamos em locais muito distantes dos centros urbanos, ou seja, em lugares que não são cobertos pelas redes 3G e 4G.

Então, agora que você sabe como desligar a rede 2G nos celulares Android 12 para evitar espionagem, aproveite para encaminhar esse artigo para aquele seu amigo que também gostaria de saber.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More