Aposentadoria por invalidez: Veja quais doenças da coluna viabilizam a aposentadoria

Doenças de coluna tendem a se agravar com determinadas funções laborais e comprometem diretamente a rotina de trabalho.

De acordo com dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um a cada cinco adultos brasileiros possuem algum problema crônico de coluna. Esses dados são extremamente alarmantes, considerando que problemas de coluna são responsáveis por incapacitar milhares de pessoas todos os anos.

Leia Mais: Saiba quais são as doenças que viabilizam a aposentadoria.

Isso porque tais problemas tendem a se agravar com determinadas funções laborais e comprometem diretamente a rotina de trabalho. Então, veja quais doenças da coluna que viabilizam a aposentadoria.

Doenças da coluna que viabilizam a aposentadoria

  • Osteofitose

Popularmente conhecida como “bico de papagaio”, a osteofitose é a condição na qual ocorre um crescimento indevido do osso por entre as vértebras. Por conta desse crescimento, o disco intervertebral fica desgastado e perde a função de amortecedor, causando contato direto entre os ossos. Além disso, é uma doença comum para portadores de doenças reumáticas, a exemplo da osteoartrose cervical e a desidratação do disco intervertebral.

  • Discopatia Degenerativa

Causada pela perda de líquido na região dos discos intervertebrais, a discopatia degenerativa é uma doença que afeta a capacidade motora. Logo, ela irá afetar diretamente a rotina laboral e pode ser até provocada por um trabalho mais braçal ou de postura constante.

Isso porque levantar peso de maneira incorreta e postura viciosa são as principais causas para o surgimento da doença, que cada vez invalida mais brasileiros, sendo portanto uma das doenças da coluna que viabilizam a aposentadoria.

  • Hérnia de Disco

Quando ocorre um desgaste dos discos intervertebrais de fibrocartilagem e elásticos, surge a hérnia de disco. Isso porque há um deslocamento dos discos que saem do eixo e vão para o canal vertebral, proporcionando a compressão de nervos. É exatamente por isso que uma pessoa com hérnia de disco sente tantas dores e fica incapacitada até de realizar trabalhos simples.

  • Cervicalgia

Muito mais conhecida como torcicolo, a cervicalgia é a conhecida dor na região das vértebras cervicais causadas por má-postura e movimentos bruscos. Contudo, ao contrário das ocorrências mais comuns, alguns casos de cervicalgia podem permanecer por semanas, sendo uma consequência crônica da artrose cervical.

  • Protusão Discal

Trata-se da degeneração que ocorre nos discos da coluna, onde não há um rompimento do anel fibroso por meio do disco. Isso acaba proporcionando dores intensas, já que afeta os ligamentos. Trabalhos que exigem o carregamento de peso podem ser a causa do desenvolvimento da doença.

Assim, todos os pacientes que sofrem com esses quadros podem estar recorrendo ao INSS para garantir a aposentadoria por invalidez.

Agora que você já está por dentro de quais doenças da coluna viabilizam a aposentadoria por invalidez, não esqueça de compartilhar esse conteúdo com os amigos!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More