Como é a merenda escolar ao redor do mundo? Este é o lanche em 13 países

No Brasil, a merenda escolar é fornecida gratuitamente pelas instituições públicas e privilegia feijão, arroz e proteínas.

A merenda escolar é uma etapa fundamental do dia dos estudantes, pois é a hora de recarregar as energias com uma boa refeição. Para muitas crianças e adolescentes, a merenda escolar é ainda mais importante, em razão da pouca quantidade de alimentos em casa. E, como cada país possui sua cultura, veja como é a merenda escolar em outros países ao redor do mundo.

Merenda escolar em diferentes países

Confira as preferências de cada nação quando o assunto é a alimentação de crianças e adolescentes nas escolas.

Brasil

No Brasil, a merenda escolar possui grande relevância, na medida em que funciona como um auxílio para as crianças que não conseguem comer adequadamente em casa, em razão da situação de vulnerabilidade social.

E, como a cultura do nosso país privilegia as refeições completas, a merenda escolar das crianças é composta por feijão, arroz, frango, carne e sucos. Há também bolachas com leite, café e outras opções para o meio do dia.

Foto Ilustrativa; Imagem: Shutterstock.

Tailândia

A alimentação das crianças na Tailândia possui várias opções vegetarianas que se dividem entre tofu, soja, ovo, sopas, arroz e especiarias. Mas há lugar para carnes também, como a carne de porco.

Rússia

Na Rússia, as refeições são compostas por alimentos que privilegiam os carboidratos, como as famosas batatas. Ovos, pães e salsichas também são alimentos presentes no cardápio, além da inclusão de frutas e sucos.

Estados Unidos

Assim como vemos nos filmes, a merenda escolar nos Estados Unidos é composta por opções pouco saudáveis para crianças e adolescentes, como pizzas, hambúrguer e empanados de frango.

Finlândia

País nórdico situado na Europa, a Finlândia privilegia pratos principais vegetarianos, com opção não vegetariana, verduras, sopas, pães e frutas.

Japão

País oriental com costumes seculares, o Japão mantém a tradição de juntar carboidratos e proteínas na merenda escolar das crianças, com preferência para alimentos frescos, como saladas e verduras. Peixes, ovos e arroz também estão no prato.

Quênia

País localizado no continente africano, o Quênia costuma fornecer alimentos para as crianças para também evitar a evasão escolar, com apoio de organizações não governamentais e da comunidade. A merenda predominante está na mistura de feijão-branco com caldo e milho para as crianças.

África do Sul

Mantendo a linha de países como Brasil, a África do Sul fornece refeições com base em alimentos complexos para crianças, com a combinação de proteínas, como peixe, e carboidratos, normalmente o arroz. É comum a presença de frutas e verduras no cardápio.

Argentina

Na Argentina, país conhecido pela forte presença da carne nas refeições, apresentou seu programa de merenda escolar em 2005. Hoje, a comida fornecida no país privilegia a cultura regional, com doces de leite, pudins e sanduíches.

Portugal

Em Portugal, as crianças costumam ser incentivadas pela escola a consumir tudo o que está disponível no cardápio, como frutas, iogurtes e sopas antes do prato principal, o almoço. Esse, por sua vez, é composto por proteínas, carboidratos, saladas e pão com um copo de leite na hora do lanche.

É uma refeição muito semelhante à alimentação do Brasil.

Paquistão

No Paquistão, o costume é que as refeições sejam preparadas em casa e levadas para consumir nas escolas, diferente de muitos países que fornecem alimentação no local. O cardápio normalmente inclui comidas típicas da região, feitas com uso de carnes e ovos e carboidratos, como arroz e macarrão.

Indonésia

País do continente asiático conhecido pelas paisagens paradisíacas, a Indonésia fornece alimentos simples para a merenda escolar, como frutas e frango frito. No entanto, ainda não há uma cultura forte para fornecer alimentação aos estudantes do país.

Canadá

Um dos maiores países do mundo em extensão territorial, o Canadá, diferentemente do Brasil, não tem um programa de alimentação escolar como política de estado. Assim, são os pais que adicionam o lanche na merendeira dos filhos, que não deve conter alimentos ultraprocessados nem fast-food.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.