ABC financeiro para crianças: a diferença entre querer e precisar

Aprender sobre finanças na infância é um passo importante para a prosperidade na vida adulta.

Qual criança nunca pediu algo para os pais e ouviu um “na volta eu compro”? A realidade por trás dessa fala pode estar no fato de que o pedido talvez não caiba no orçamento familiar. Por esse motivo, ensinar educação financeira para os filhos é importante, inclusive a distinção entre desejos e necessidades.

Leia mais: Em média 50 bebês são intoxicados por agrotóxicos no Brasil diariamente

Converse com os seus filhos sobre dinheiro

Proporcionar uma infância feliz para os filhos é o desejo de todos os pais. Porém, nem sempre vai ser possível realizar todas as vontades dos pequenos. Assim, é importante conversar com as crianças sobre o dinheiro e explicar a diferença entre querer e precisar.

Por exemplo, se o seu filho deseja ganhar um videogame, mas o valor da parcela do aparelho é o mesmo pago na mensalidade da escola, aproveite a oportunidade para falar sobre dinheiro, inclusive o porquê é mais importante pagar a escola do que o game.

Ensine que primeiro deve-se satisfazer as necessidades básicas para, em seguida, realizar os desejos. A educação financeira desde criança é um passo importante para uma vida mais próspera financeiramente.

A conversa com o seu filho vai depender da idade e maturidade dele. Se for mais novo, seja empático e explique como outros itens são importantes naquele momento. Se for adolescente, é possível falar sobre orçamento familiar e como ele pode buscar outros meios para a satisfação daquele desejo.

Seja criativo, mas não deixe passar a oportunidade para falar sobre dinheiro

A criatividade pode ser uma aliada nessa hora. Com a ajuda de moedas, feijões ou fichas, explique quanto cada coisa custa, distribua fichas, e deixe claro que não há fichas suficientes para tudo que se deseja. Por isso, priorizar é indispensável, uma vez que os recursos são escassos.

Embora pareça uma conversa difícil de se ter, crianças e adolescentes são inteligentes e conseguem entender diversos conceitos. Logo, deixar de falar sobre dinheiro e orçamento pode dificultar a relação deles com o financeiro quando estiverem mais velhos.

Alternativas para a satisfação de vontades

Pode ser difícil para uma criança descobrir que ela não pode ter tudo que deseja. Neste momento, os pais podem ajudar os filhos a pensarem em alternativas para conseguir aquilo que desejam. Para os adolescentes, um plano com dicas para economizar na mesada é um bom começo. Além disso, os pais podem buscar tarefas extras na família ou com os vizinhos para os filhos ganharem algum dinheiro. Lembrando que devem ser atividades simples e viáveis para as crianças realizarem.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.