Como ensinar cão idoso a fazer as necessidades no lugar certo

Mesmo os cães mais velhos podem aprender coisas novas!

Você está errado se pensa que apenas cães mais novos podem aprender coisas novas, os mais velhos também conseguem assimilar comandos.

Quando não entendem qual o local mais adequado para fazer o cocô e o xixi, os cães podem fazer em qualquer ambiente e gerar um transtorno para seus tutores, porém com calma e paciência eles podem começar a fazer no lugar indicado.

Conheça agora algumas dicas valiosas e comece hoje mesmo a ensinar seu cãozinho idoso a fazer as necessidades no lugar certo.

Escolha o local

O primeiro passo é escolher o local onde você deseja que o seu pet faça as necessidades. Preferencialmente, que seja um lugar com terra ou grama, mas caso não seja possível forre o lugar escolhido com jornal ou um tapetinho higiênico.

Ajude o cão a reconhecer o local para suas necessidades

Para ajudar o cão a entender que aquele espaço deve ser usado para fazer suas necessidades, umedeça um pano com um pouco do próprio xixi dele e pressione no lugar onde você quer que ele faça das próximas vezes. Dessa forma ele vai entender como um território marcado pra ele.

Limpe os vestígios dos erros

Remova qualquer cheiro ou resíduos nos lugares errados onde ele se aliviou. Limpe bem até não restar vestígios. Além disso, não deixe que ele veja enquanto você limpa esses locais.

Recompense os acertos

Cães gostam de agradar seus tutores, então quando seu pet fizer suas necessidades no local correto não deixe de recompensá-lo com um petisco e muito carinho. Faça isso no momento em que ele acertar o lugar como forma de reforço positivo.

Estabeleça uma rotina

A rotina é importante tanto para você ter uma noção melhor de quando o seu cãozinho faz as necessidades, além de fazer seu pet entender o local certo de fazê-las.

Fique de olho especialmente em horários como a manhã, logo após acordar, e após as refeições; preste atenção para levar o cão até o lugar onde ele deve fazer o cocô e o xixi.

Importante: não desista

Os animais aprendem por repetição, muitas vezes eles até compreendem o que você deseja, mas teimam em fazer. Por isso, seja persistente e não desista, mostre o caminho a eles quantas vezes forem necessárias e uma hora seu esforço vai valer a pena!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.