Como estudar Matemática, Química e Física? Siga estas dicas
Existe uma forma para estudar Matemática, Física e Química do jeito certo. Se você ainda tem dificuldade com exatas, confira estes truques.
Com o Novo Ensino Médio, os anos regulares na escola estão chegando ao fim. Isso significa que as matérias de exatas estarão ainda mais difíceis.
Matemática, Química e Física são as matérias que se tornam vilãs para muitos alunos, principalmente para aqueles que preferem as matérias de humanas. Para muitos, é melhor escrever uma redação do que resolver um cálculo.
As matérias de exatas são indispensáveis para a evolução do aluno durante o período escolar. Se você tem dificuldades em estudar essas matérias, saiba que é totalmente possível reverter essa situação. A última edição do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), em 2018, revelou que cerca de 43,2% dos alunos alcançaram a pontuação abaixo da média nas disciplinas de cálculos. O pior desempenho garantiu o destaque para Matemática.
Essa é uma observação que deixa de ser pessoal e parte para o campo nacional. São muitas as justificativas para a porcentagem apresentada, tal como o baixo investimento educacional que o Brasil apresenta. Não há construções firmes para que o aluno possa se garantir em questões avançadas. As matérias de exatas, quando deixam de ser praticadas, caem no esquecimento.
Sendo assim, três professores do curso online Professor Ferretto – Michel Arthaud (Química), Daniel Ferretto (Matemática) e André Coelho (Física) – listaram dicas de como estudar as disciplinas.
Como estudar as matérias de exatas?
Química
Geralmente, os alunos que não têm tanta afinidade com cálculos preferem essa matéria. De todas, é a que apresenta menos cálculos. Antes de saber resolver questões, faz-se necessário saber interpretar as informações e discernir a proposta. Para entender Química, preste atenção nas aulas de Português!
A leitura com atenção é essencial para a resolução das questões, independentemente de ter números ou não. É indispensável, também, oferecer devida atenção para a teoria.
Física
Ter uma base que dê condições de estudar Física é fundamental. Para a matéria, o importante é dominar os cálculos matemáticos e ter boa noção do conteúdo. Os profissionais garantem que a matéria também deve ser abordada de forma contextualizada, sempre sendo aplicada à vida cotidiana.
Matemática
O professor indica que o importante é ter boa fundamentação teórica para estudar Matemática. Ter um bom contato com os conceitos e compreender o raciocínio dos cálculos é indispensável.
A indicação é estudar os cálculos mais básicos e ir transferindo o conhecimento para as matérias mais complexas. Construa uma base sólida para lidar com pequenas e grandes questões. Para o vestibular, o importante é revisar as questões que já caíram nas provas anteriores e realizar simulados.
Comentários estão fechados.