Como evitar que os gatos usem seu jardim como caixinha de areia

Por mais que gatinhos sejam adoráveis e fofos, não queremos que eles façam a festa no nosso jardim.

Ter um jardim bonito requer esforço e dedicação. Porém, é comum que os gatos, do vizinho ou até mesmo os próprios, escolham o local para fazer suas necessidades, o que pode ser um problema. Confira agora algumas dicas para evitar que isso aconteça sem prejudicar os felinos.

Manter o solo úmido

Os gatos não gostam de fazer suas necessidades em terra molhada, de modo que manter o solo úmido é uma estratégia eficaz. Além disso, a umidade ajuda a manter as plantas saudáveis. No entanto, é importante não exagerar na quantidade de água para não comprometer a drenagem do solo.

Aromas fortes

Os gatos são sensíveis a odores fortes, então plantar ervas como alecrim, hortelã e arruda é uma opção. Outra ideia é espalhar cascas de limão, laranja e lima no jardim, já que os felinos não gostam de cheiros cítricos. A canela também pode ser usada para afastá-los.

Limpeza frequente

Os gatos têm o hábito de retornar aos locais onde já fizeram suas necessidades, por isso, é importante limpar o jardim com frequência, retirando as fezes assim que forem encontradas. Se o gato fez cocô no solo, retire a terra que o cercava. Além disso, lavar o local com água e sabão pode ajudar a evitar que os felinos voltem.

Galhos

Colocar galhos no solo pode ser uma alternativa para evitar que os gatos entrem no jardim, mas é preciso ter cuidado para não prejudicar a estética do local.

Cuidar de um jardim requer muitos cuidados, e evitar que os gatos o utilizem como banheiro pode ser um desafio.

No entanto, seguindo essas dicas simples, é possível manter as plantas saudáveis e os felinos longe do local, sem causar nenhum mal a eles. Vale ressaltar que é importante tratar os animais com respeito e não prejudicá-los de nenhuma forma.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.