Como fazer a sua comida durar mais tempo economizando na conta de energia?

Saiba como fazer com que os seus alimentos durem mais e ainda economizar na conta de energia a partir de uma melhor organização da geladeira!

O desperdício de comida é um dos maiores problemas do mundo e está normalmente ligado à baixa capacidade de conservação de alimentos. Ainda existem inúmeras pessoas que não possuem o conhecimento sobre esse assunto, o que acaba fazendo com que os seus mantimentos tenham uma validade reduzida. Veja agora como economizar energia organizando sua geladeira!

Leia mais: Medidas práticas e úteis: É possível conservar as suas carnes de uma maneira melhor

Veja como economizar na energia com a sua geladeira

Uma das formas de melhorar esse processo de conservação é através do armazenamento correto na geladeira. Quando amontoamos diversos alimentos numa prateleira, além de atrapalhar a visão do que temos armazenado, também ficamos prejudicados em termos de contaminação cruzada.

Os alimentos possuem bactérias e fungos que são naturais em sua composição e diferentes entre si. Dessa forma, quando colocamos muitos tipos de comida amontoados num mesmo lugar da geladeira, estamos também contribuindo para que esses microrganismos sejam passados de um alimento para o outro, facilitando a sua decomposição.

Além disso, a depender da forma como eles estão organizados, você pode ainda estar forçando algum sistema da geladeira, fazendo com que ela puxe mais energia do que o necessário.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você organize a sua geladeira, fazendo com que os alimentos tenham um maior prazo de validade e você ainda consiga economizar na conta de energia. Confira:

     1. Porta da geladeira

De acordo com os especialistas, a porta da geladeira é o ambiente que recebe uma menor quantidade de resfriamento, e por isso, é a área mais “quente” da geladeira. Ela deve ser utilizada para armazenar garrafas de água, potes de ketchup, maionese e molhos prontos para saladas, assim como outros drinks menos encorpados.

     2. Prateleiras superiores

As prateleiras superiores são as regiões que recebem uma quantidade intermediária de resfriamento, por isso, ela deve ser usada para armazenar alimentos mais suscetíveis a mudanças de temperatura, e que possuem uma maior sensibilidade de manuseio como, por exemplo: ervas e folhas de consumo constante.

     3. Prateleiras inferiores

As prateleiras inferiores são as regiões que possuem maior quantidade de resfriamento, por isso, é indicado que elas sejam utilizadas para armazenar alimentos que se contaminam com grande facilidade, como os queijos, leite e alimentos já cozidos. Entretanto, é importante que você divida esse espaço corretamente e evite acumular volumes na geladeira. Caso contrário, ela vai precisar puxar cada vez mais energia, gerando não apenas um desequilíbrio no processo de refrigeração, como também o aumento da conta de luz.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.