Saiba como fazer chá de cascas de cebola!

Aproveite os benefícios e evite o desperdício!

Atualmente muitas estratégias têm sido desenvolvidas com o propósito de reduzir a quantidade de desperdício de alimentos, que é alarmante principalmente no Brasil.

Segundo a EMBRAPA, a cebola é a hortaliça condimentar mais disseminada ao redor do mundo. Em sua composição há micronutrientes como as vitaminas e minerais.

Os benefícios da cebola são provenientes das propriedades relacionadas com seus nutrientes. Contém vitamina A, C e E, por isso é um potente antioxidante. Também tem minerais como o selênio e o enxofre. Dessa forma, combate o envelhecimento precoce e melhora a imunidade.

Certamente você conhece a função da cebola como tempero, ingrediente de saladas e até alguns salgados. Por outro lado, sabe o que fazer com cascas de cebola? Já pensou em acrescentá-las às suas preparações?

Uma boa razão para fazer esse incremento é que a casca da cebola possui um componente chamado quercetina, reconhecido por propriedades antivirais e anti-inflamatórias. Sem mais delongas, descubra agora uma forma de aproveitar integralmente essa hortaliça através do seu chá.

Receita de chá usando cascas de cebola

Esse chá é útil para amenizar sintomas gripais e de resfriados, como a tosse e dor na garganta, também minimiza a retenção hídrica graças ao seu efeito diurético, que aumenta o volume da urina.

A antocianina é um pigmento presente em alguns vegetais e reconhecida como composto bioativo por possuir ação anti-inflamatória. A casca da cebola é rica nessa substância, ou seja, seu chá também possui efeito anti-inflamatório.

Preparo

Antes de tudo higienize a cebola para remover sujeiras e microrganismos como fungos, bactérias e vírus. A proporção da mistura para higienizar é de 1:1, uma colher de sopa de hipoclorito de sódio ou água sanitária para um litro de água.

Prepare a mistura, coloque as cascas e aguarde cerca de 10 minutos. Depois lave em água corrente.

Para a preparação você vai precisar dos seguintes ingredientes: água e cascas de uma cebola.

Modo de preparo:

Ferva aproximadamente 200 ml de água (um copo) em uma panela e adicione as cascas de uma cebola.

Desligue o fogo e em seguida deixe a panela tampada e espere cerca de 10 minutos (mais ou menos o tempo necessário para amornar o chá).

Transfira o chá para uma xícara de sua preferência e, prontinho, é só consumir.

Caso queira adoçar, utilize açúcar ou mel, mas com moderação; aproximadamente uma colher de chá.

Por fim, quando quiser fazer o chá em maior quantidade basta dobrar ou triplicar as proporções dos ingredientes.

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More