O tempero japonês que você vai querer usar em todos os seus pratos
Veja a seguir como usar o delicioso condimento furikake nos seus pratos sem se arrepender!
Às vezes, sal e a pimenta são suficientes para alcançar o sabor de um bom prato. No entanto, em outros momentos, você quer algo diferente e que dê destaque a esses temperos sem perder sua essência. A respeito disso, existe um delicioso tempero de origem japonesa que se chama furikake que agrada muitas pessoas e que pode dar um sabor ótimo e diferenciado às comidas do dia a dia.
Confira agora mais sobre como fazer furikake em casa para você usar em tudo o que quiser!
Leia mais: 11 pratos à base de vegetais bastante populares no Japão
Que tempero é esse?
O tempero que estamos falando é o furikake. Ele é um condimento seco muito utilizado em diversos pratos da culinária japonesa, mas seu uso mais comum é no arroz. Seus principais ingredientes incluem um mix de peixe seco picado, sementes de gergelim, algas picadas, açúcar, sal e glutamato monossódico.
Como usar o furikake?
Apesar desse tempero ser tradicionalmente usado na finalização do arroz, ele também pode ser usado para o preparo de outros alimentos. Assim, utiliza-se também o tempero furikake para temperar bolinhos de arroz (tradicionalmente chamado de nigiri), tofu, peixe e até comida enlatada.
Um exemplo que temos do uso do furikake é no chazuke, uma sopa feita com chá verde servida com arroz cozido. No entanto, tenha em mente que um dos ingredientes usados para fazer furikake é o sal. Dessa forma, é melhor usá-lo com um prato de arroz salgado, seja arroz japonês ou outra variedade.
Ingredientes
- 1 xícara de crispy de couve;
- 2 colheres de sopa de gergelim preto;
- 2 colheres de sopa de gergelim branco.
Modo de preparo
- Pegue um recipiente, coloque os crispy de couve e as sementes de gergelim;
- Em seguida, misture bem esses ingredientes e ele estará pronto para servir;
- Você pode polvilhar por cima do arroz, alguma carne moída ou em saladas. Faça conforme preferir!
Curiosidade sobre o furikake
O furikake também pode ser traduzido pelo termo “polvilhar”, o que é conveniente porque o tempero geralmente é polvilhado em macarrão ramen, bolinhos de arroz, tigelas de arroz, peixe, omeletes, legumes grelhados e outros.
Muitas vezes ele serve de complemento para dar sabor aos legumes assados, por isso, saiba que é melhor polvilhar nos legumes quando estiverem totalmente cozidos e prontos para comer. Assim, você terá um acompanhamento novo e aprimorado que aumenta o contraste de textura sem sobrecarregar.
Comentários estão fechados.