Você sabe como é feita a muda de cenoura? Saiba como aproveitá-la!

Você sabia que tem como reaproveitar a cenoura? Aprenda agora como fazer muda desse legume.

A grande parte dos legumes que compramos em feiras vem com talos e raízes. Dessa forma é possível o plantio e o cultivo dos mesmos em casa. A cenoura é um dos legumes mais consumidos no mundo e pode ser reaproveitada.

Fazer muda de alimentos é uma forma muito fácil e econômica de gerar alimento, principalmente com esses restos que são jogados fora ao cozinhar. Pensando nisso, nós do Escola educação preparamos esse artigo sobre como fazer muda de cenoura.

A cenoura possui muitos benefícios para a saúde

A cenoura é um dos legumes mais ricos em nutrientes que existe, é uma fonte rica em potássio, fibras e antioxidantes. Por isso, é indispensável ser adicionada no seu cardápio. Pois, assim você estará cuidando da sua imunidade, combatendo a prisão de ventre, evita o envelhecimento precoce e pode até prevenir alguns tipos de câncer.

1) Traz benefícios para a pele: A cenoura possui um componente chamado betacaroteno, que é responsável por proteger a pele contra os raios ultravioletas (UV), mas vale ressaltar que não substitui o uso do protetor solar.
2) Pode auxiliar no emagrecimento: É um legume que mesmo possuindo poucas calorias, ao comer você acaba sentindo a sensação de saciedade mais rápido. Por isso, se emagrecer é importante para você, é uma ótima opção para a sua dieta.
3) Protege contra problemas cardiovasculares: O betacaroteno também auxilia a combater doenças do coração. Ele atua inibindo o colesterol ruim (LDL), assim a absorção dele fica menor já que a cenoura tem uma quantidade de fibras maior.

Como usar a muda da cenoura para plantar uma nova

Tenho certeza que depois de saber os benefícios desse legume, você está ainda mais interessado em saber como utilizar a muda da cenoura e plantar uma nova. É muito simples, só seguir o passo a passo abaixo.

Lembre-se de se certificar da temperatura antes de plantar o legume, em ambientes onde a temperatura varia entre 16°C e 22°C a chance de ter sucesso na plantação é maior. Locais que possuem temperaturas maiores ou menores do que as citadas anteriormente não são os ideais para o cultivo de cenoura.

O mais importante é se certificar de que as cenouras possuam o pedaço do talo. Então deve-se cortar as pontas do legume que possuem o talo, e colocá-las em um recipiente com água. Em seguida, em aproximadamente 10 dias você pode utilizar as folhas verdes que crescerão em refogados e saladas.

Para cultivar o legume inteiro, você terá que plantar os talos com folhas em terra rica em nutrientes e deixar essa parte que germinou para o lado de fora da terra. E se optar por plantar em vaso, deve-se escolher um vaso alto e largo, de no mínimo 25 cm de altura e 20 cm de diâmetro.

É importante regar a cenoura diariamente (sem encharcar a terra) e seja paciente pois o tempo em média para a colheita é de quatro meses após plantar a muda.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More