Conheça as 5 espécies de pássaros mais famosas do Brasil

Fique por dentro da biodiversidade do país!

O Brasil é um país com uma vasta fauna. Dentro disso, o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos informa que existem por aqui cerca de 1.919 espécies de aves nativas. Entretanto, os pássaros são um grupo de aves que representam aproximadamente 60% das espécies dessas aves nativas. Conheça agora as 5 espécies de pássaros mais famosas do Brasil.

Leia mais: Dá para criar coruja em casa? Saiba tudo sobre a domesticação da ave

Pássaros brasileiros – Classificação

Os pássaros brasileiros são classificados, segundo o IBAMA (que regulamenta a criação desses animais) em domésticos, exóticos e silvestres (ou nativos), sendo que esses últimos se referem àqueles que nasceram no país e não foram domesticados.

Ademais, para criação de alguns desses pássaros é necessário possuir autorização do órgão responsável. Além disso, a criação de animais silvestres é crime ambiental e pode levar a multas bem caras.

  • Periquito

Os periquitos são uma das principais aves domésticas criadas no Brasil. Eles são papagaios de porte pequeno, sendo o periquito-verde, nativo do bioma brasileiro, bastante popular entre criadores. Além disso, eles são barulhentos e conseguem até imitar o canto de alguns outros pássaros.

  • Papagaio

O papagaio é uma das aves nativas mais famosas, inclusive os Portugueses recém chegados chamavam o Brasil de “terra dos papagaios”. Muitas pessoas gostam de tê-los em casa, pois eles se adaptaram bem à vida com os humanos e tornaram-se grandes companheiros.

  • Sabiá-laranjeira

O sabiá-laranjeira é considerado uma ave símbolo do Brasil. É a espécie mais conhecida de sabiás, facilmente identificada pela coloração em tom de ferrugem e pelo seu canto melodioso quando está no período reprodutivo. Inclusive, músicas como Tristeza do Jeca e Majestade, o sabiá, tiveram esse pássaro como inspiração.

  • Bem-te-vi

Esse é um dos pássaros mais populares do país, comumente encontrado em diversos locais, desde as cidades até matas e florestas. O cerrado é um dos seus ambientes preferidos. O nome é uma onomatopeia referente ao seu canto, pois ele parece dizer “bem te vi” ao cantar.

  • Canário-da-terra-verdadeiro

Por fim, temos o Canário-da-terra-verdadeiro, que é um pássaro da América do Sul. Ademais, ele possui penas de cor laranja na parte da testa e da face, além do corpo de tom amarelo-limão.

Devido ao seu canto melodioso e comportamento agressivo (usado em rinhas), é uma espécie muito procurada por traficantes. Sendo assim, milhares de apreensões são registradas no país todos os anos e o comércio ilegal deste pássaro é um dos principais motivos da redução de sua população.

Se gostou desse conteúdo, então clique aqui e leia mais artigos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.