Dicas para desinfetar e tirar o odor da lixeira da cozinha

Com apenas alguns passos simples, você consegue ter uma lixeira livre do cheiro ruim. Saiba como!

Poucas pessoas se preocupam com a higiene de uma lixeira, pois imaginam que, por ser justamente o lugar do lixo, esses cuidados são dispensáveis. Porém, isso provoca um péssimo odor que pode contaminar qualquer ambiente, sem falar nas bactérias e germes que irão crescer naquele espaço. Por isso, separamos algumas dicas de como higienizar a lixeira da cozinha para que você não precise mais sofrer com esse problema.

Leia mais: Confira a limpeza ideal do box do seu banheiro

1º passo: desinfete 

A higienização da sua lixeira deve começar quando você retira os resíduos que estão nela e separa para o descarte. Então, com a lixeira vazia, você deverá desinfetar e retirar todos os resíduos de sujeira que ficaram no objeto. Para isso, você pode usar água fervente, basta despejar aproximadamente um litro em toda a lixeira para que saiam os resíduos e eliminar as bactérias e germes. Ademais, você pode completar esse passo com algumas gotas de água sanitária, o que irá garantir limpeza total.

2º passo: se livre do odor 

Logo em seguida, você deverá se livrar do mal cheiro que pode ficar na lixeira. Esse passo não será tão trabalhoso, já que a própria água fervente já consegue eliminar todos os resíduos que geram odores. Porém, complete a higienização com a boa e velha dica da água com sabão, e use uma escova para alcançar todos os cantos da lixeira. Outra dica é usar um pouco de desinfetante do aroma que te agrada, para deixar o ambiente mais agradável.

3º passo: deixe secar

Muitas pessoas até estão acostumadas a fazer os dois passos anteriores, mas erram pois não deixam a lixeira secar. Porém, essa etapa é muito importante, visto que o resto de água na lixeira irá colaborar para deixá-la mais úmida. Assim, os novos resíduos irão ficar mais molhados do que já são, gerando mais odor e bactérias. Portanto, coloque a lixeira em exposição direta ao sol e deixe-a bem seca. Dessa forma, ela estará pronta para ser usada mais uma vez. Ademais, lembre-se de repetir o processo sempre que o recipiente ficar cheio de material e precisar descartá-los. Essa frequência de limpeza irá garantir a sua saúde e a higiene em sua cozinha.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.