Bancos estão cancelando cartões de crédito; entenda o motivo

Bancos e fintechs podem cancelar cartões de crédito, mas geralmente existe uma razão por trás disso.

Provavelmente você já ouviu relatos de pessoas próximas informando que há bancos cancelando cartões de crédito, sobretudo nos últimos meses, ou talvez você mesmo tenha sofrido com isso. O fato é que bancos como o Inter, Nubank, C6 Bank e Credicard suspenderam o serviço de alguns clientes de forma inesperada, mas iremos te explicar a seguir por que isso aconteceu.

Leia mais: Faça esse teste e veja o que está bloqueando a sua vida

Cancelamento de cartões de crédito por empresas famosas

Um dos maiores problemas enfrentados pelas fintechs está relacionado com a emissão de cartão de crédito após o pedido do cliente que, caso não utilize o serviço depois do recebimento, pode acabar com a aprovação cancelada.

Em geral, os cartões de crédito sem anuidade são os que mais sofrem com isso. Ademais, diversas instituições, ao verificarem inatividade na conta por um período superior a 12 meses, optam por acionar o cancelamento automático do cartão. Então, basicamente, a principal razão para o cancelamento de um cartão de crédito é sua inutilização.

Os bancos possuem limites operacionais que variam conforme o porte da instituição emissora. Dessa forma, quando um cliente solicita um limite, mas não o utiliza, ele impede que um outro cliente em potencial seja atendido pela empresa e gere lucros para ela.

Outros motivos que podem levar ao cancelamento de um cartão de crédito

  • No caso de documentação errada (incompleta ou com dados falsificados);
  • Caso haja descumprimento das regras estabelecidas nos termos de uso;
  • Ausência de transações como depósitos, saque e transferências, pois indicam inatividade da conta;
  • Em caso de negativação do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Pendências de documentação após o prazo estabelecido pela instituição.

Outra justificativa importante para o cancelamento é o caso de movimentações suspeitas na conta, como fraudes, por exemplo. Contudo, neste caso o cancelamento não ocorre de forma instantânea. Inicialmente o banco entra em contato com o titular a fim de sanar a situação.

O que fazer caso seu cartão seja cancelado?

O que você pode fazer é, antes de mais nada, entrar em contato com a empresa administradora para entender o motivo do cancelamento. Após isso, você pode solicitar a reativação ou pedir um novo cartão.

É importante saber que existem alguns casos em que é necessário o preenchimento de uma nova proposta, ou seja, você irá passar por uma nova análise de crédito por parte da instituição financeira, que pode autorizar a emissão do novo cartão ou não.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More