Como identificar que o trabalho está afetando sua saúde mental e se está na hora de pedir demissão?

É muito importante conseguir manter a saúde mental, de modo que, por vezes, a melhor opção é sair do trabalho.

Todos nós sabemos que o trabalho pode ser uma fonte importante de realização própria, dignificação e principalmente sustento. Entretanto, muitas vezes, o trabalho também pode gerar um mal-estar muito grande. Por isso, é muito importante saber reconhecer os sinais de que o trabalho está afetando sua saúde mental e que está na hora de pedir demissão.

Quando é hora de dizer adeus ao trabalho?

Nem sempre é possível pedir demissão de um emprego, porém, ao reconhecer os seguintes sinais, esperamos que você entenda que talvez seja hora de buscar outra oportunidade. Isso porque se você vive os seguintes sintomas, certamente você deve estar a beira de um burnout, que é um esgotamento mental intenso. Logo, confira os principais sintomas:

Sensação de cansaço constante

O fim de semana termina, mas você sente que não conseguiu descansar o tanto que precisava. Inclusive, essa sensação de esgotamento pode permanecer mesmo após feriados longos e até mesmo férias. Isso pode ser um indicativo de que o cansaço vem da função que você exerce no trabalho, de modo que o melhor é abandoná-lo pelo seu próprio bem.

Crise de identidade

Outro fator que pode servir como um alerta para o abuso mental no trabalho é a sensação de perda da identidade. Com isso, queremos dizer que com o tempo, você perde o interesse pelas coisas que anteriormente gostava, ou perde a vontade de realizar novos sonhos. Ao invés disso, tudo o que você busca, é descansar, o que é um claro sintoma de esgotamento.

Você se sente sozinho e desvalorizado

Ademais, pessoas que estão esgotadas no trabalho, costumam sempre abrigar um grande sentimento de solidão, que vem da desvalorização pelos membros da empresa. Isso quer dizer que, por mais que você trabalhe muito, ninguém elogia o que você faz, de modo que nasce um sentimento de inferioridade e desvalorização.

Você sente que está sendo abusado

Aos poucos, você já percebeu que os seus chefes te direcionam para funções que não são do seu cargo ou te cobram trabalho em momentos de folga. Nesses casos, embora exista a sensação de abuso, você pode não ter coragem para romper esses laços. Porém, rompê-los será necessário e isso fará toda a diferença em sua saúde mental.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.