Alergia a tomate: como evitar o contato com esse alimento no dia a dia?
Confira uma estratégia para lidar com essa questão.
O tomate é uma das comidas mais comuns na rotina de muitas pessoas, porém ele também é um fruto que pode causar alergia. Isso porque ele contém uma substância derivada do ácido salicílico que costuma causar fortes reações em pessoas sensíveis. Como muitas ainda têm dúvida sobre alergia ao tomate, discutiremos um pouco sobre esse problema e como lidar com ele. Se você gosta de dicas de saúde, faça a leitura deste texto na íntegra.
Veja mais: Você sabe como identificar alergia alimentar? Veja aqui algumas dicas para suspeitar do diagnóstico
A diferença entre alergia e intolerância
Apesar de muitas pessoas relatarem mal estar depois de consumir tomates ou produtos que contém esse ingrediente, nem sempre elas são portadoras de alergia. Na maioria dos casos, o que acontece é uma intolerância ao alimento, com reações mais brandas do que a alergia. Confira abaixo a diferença entre as duas:
- Alergia: os sintomas aparecem rapidamente, após o consumo em qualquer quantidade;
- Intolerância: a intensidade dos sintomas depende da quantidade de alimento que foi consumido.
Como lidar com as reações ao tomate?
Pizza, macarrão, vinagrete, ketchup e tantas outras comidas comuns na casa dos brasileiros precisam ser evitadas por quem é sensível ao tomate. Se você tem fortes reações após comer tomates, o ideal é tomar alguns cuidados extras. Veja alguns deles:
1. Evite comer sopas fora de casa
Como o tomate combina bastante com verduras e costuma criar molhos grossos, ele é bastante utilizado para fazer sopas. Então, evite consumi-las quando você não conhece a procedência, como sopas em lata ou de restaurantes.
2. Cuidado com alimentos processados
Alimentos ultraprocessados saborizados, como miojo sabor carne e frango, geralmente têm tomate na composição.
3. Atente-se ao pratos com carne
Quando for comer em restaurantes, se não puder perguntar a composição do prato, evite comer carnes, pois a maioria é preparada com tomates.
4. Troque molhos de massas
Ao invés de comer massas com molho de tomate ou bolonhesa, você pode optar por outros tipos de molho, como branco e pesto.
Comentários estão fechados.