Dicas de como limpar o nome na Serasa
Se você está com dificuldade em quitar aquela dívida, confira nossas dicas sobre como limpar o nome na Serasa e acabar de vez com a dor de cabeça.
Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos) é uma empresa privada brasileira encarregada de analisar dados, fazer pesquisas e trazer levantamentos sobre a situação financeira, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.
Por meio do seu banco de dados, é possível descobrir se uma pessoa ou empresa está com problemas de dívidas vencidas ou não pagas, protestos e títulos em aberto, problema com devolução de cheques sem fundo e etc.
Geralmente, essas informações de inadimplência são repassadas por lojas, bancos e financeiras com o objetivo de fortalecer e apoiar o mercado de negócios.
Diariamente, estima-se um total de quase 6 milhões de consultas são feitas no site da Serasa. Essa busca serve como um termômetro para a aprovação e liberação de crédito, estimulando um maior controle financeiro.
Como limpar o nome na Serasa
Algumas dicas importantes para quem quer ficar com o “nome limpo” junto à Serasa:
1.Consultar a situação do seu CPF: em muitos casos, a pessoa que está negativada desconhece sua situação em relação à dívida.
Por isso, o primeiro passo é consultar a situação do seu CPF no site do Serasa Consumidor. Por meio dele, você fica sabendo sobre alguma pendência que está te deixando de fora das ofertas e análises de crédito das instituições financeiras.
2.Serasa Limpa Nome: após descobrir o valor da dívida e para quem está devendo, o usuário deve seguir para o site Serasa Limpa Nome, criado para funcionar como um conciliador de dívidas entre credor e devedor.
Ao acessar, o usuário deve preencher os dados cadastrais e criar uma senha. Caso já tenha, basta digitar as informações de “login” para o acesso.
3.Renegociação da dívida: feito o “login”, o próximo passo é escolher a melhor de opção de renegociação da dívida, sobretudo que se enquadre no orçamento e evitando novos atrasos.
A função de “limpar o nome” da Serasa tem parceria com diversas empresas e instituições financeiras, facilitando ainda mais as chances de um acordo entre as partes.
Caso tenha conseguido uma boa proposta, o usuário deve partir para o passo a passo da negociação, que varia de acordo com a empresa.
Ao fim, gera-se um boleto com ordem de pagamento. O prazo de confirmação de pagamento é feito em até 5 dias úteis.
Após esse período, o cliente tem seu nome retirado da lista de negativados. Vale ressaltar que a empresa credora também deve apresentar um recibo informando que o valor foi pago.
É importante lembrar que depois de 5 anos a dívida deixa de integrar o banco de dados da Serasa. No entanto, isso não significa que ela deixa de existir. As empresas, bancos, financeiras e etc, ainda podem cobrar e vetar a liberação de crédito para o cliente.
Veja também: Como protestar um cheque?
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.