Aproveitar as férias viajando é uma delícia, mas para curtir esse momento por completo é preciso estar livre de preocupações. Quando se é mãe, ou pai de plantas, mantê-las vivas e bem cuidadas é uma preocupação constante. Essa só é ainda mais intensificada, por conta do fator viagem. Quer aprender como cuidar das plantas quando estiver viajando? Leia o artigo na íntegra e confira as dicas!
Leia mais: Conheça algumas plantas brasileiras para você cultivar em casa.
Dicas para manter suas plantinhas saudáveis enquanto estiver viajando:
- Como mantê-las sempre irrigadas
Uma forma de manter suas plantinhas sempre molhadas, é o método de irrigação por capilaridade. Para isso, será necessário um recipiente, tal como um balde, contendo água. A quantidade irá depender de quantos dias você irá passar fora.
Além disso, será necessário um metro de barbante de algodão. Em uma de suas pontas, faça uma trança, para que aumente a aderência, e posicione o barbante ao fundo do balde. Já com a outra ponta do barbante, repita o mesmo processo de trançá-la, mas enfie-a ao fundo da terra no vaso da planta.
Para que a água flua na direção correta, o recipiente com água deverá ficar em uma altura mais elevada do que o vaso com a planta. Para evitar dengue, e outros problemas, mantenha o balde tampado.
- Deixe as plantas juntinhas
Deixando todas as plantinhas juntas irá promover um ambiente comum a todas. Para promover um ambiente propício, posicione uma bacia grande com pedrinhas de argila e água. À medida que essa água for evaporando, ela irá alimentar as plantinhas.
- Gel de plantio
Essa já é uma opção encontrada em casas especializadas. Consiste em uma gelatina usada no momento do plantio, ou até mesmo após a planta já estiver estabelecida. Ela vai se hidratando a cada rega, ou até mesmo quando chove, e sua durabilidade é de seis meses.
- O famigerado revezamento de amigos
Uma das opções mais famosas e econômicas, de fato, é o revezamento de amigos. A depender do tempo de duração da viagem, combine com dois ou três amigos mais próximos, e veja a possibilidade de eles manterem suas plantinhas irrigadas.
Pode acontecer de duas formas, cada um ficar com uma (ou algumas) plantinha, e cuidar em sua própria casa. Ou combinar um rodízio, para que a cada dia da semana, um vá até sua casa e cuide das plantinhas.
Comentários estão fechados.