Como manter uma lancheira fresca por mais tempo?
Nós reunimos dicas ótimas para quem tem crianças que levam lanches para a escola! Não estamos podendo desperdiçar comida, hein? Veja como armazená-las.
As autoridades de saúde recomendam que a alimentação seja predominantemente natural, contudo uma preocupação que devemos ter em mente diz respeito a conservação dos alimentos que podem estragar após um certo tempo e causar problemas como intoxicações. Veja essas dicas de como manter os lanches frescos por mais tempo.
Leia mais: Conheça a importância da alimentação saudável para crianças em fase escolar
Por que os alimentos estragam após um certo período?
Antes de tudo, é importante saber por que algumas comidas estragam facilmente. Bem, alimentos naturais não têm conservantes como os industrializados, por isso devem ser consumidos o mais rápido possível após o preparo, caso não haja a possibilidade de colocá-los na geladeira ou em uma bolsa térmica.
Os microrganismos (bactérias e fungos) muitas vezes estão presentes nos alimentos, mas não conseguem agir por não estarem em um meio com a temperatura adequada para eles, daí a importância da refrigeração ou de manter os alimentos aquecidos. Sendo assim, a temperatura ambiente não é a ideal para manter os lanches.
Tendo isso em vista, são necessárias alternativas para deixar os alimentos frescos por mais tempo e evitar intoxicações alimentares que são muito prejudiciais, sobretudo na infância, quando o sistema de defesa ainda está em formação. Entre os sintomas de uma doença causadas por alimentos estão o vômito, febre e a diarreia.
Como manter os lanches frescos
Os sanduíches, patês e queijos podem ser guardados na geladeira e depois embalados em papel alumínio, desse modo ficarão super fresquinhos. O mais correto é preparar o lanche no mesmo dia em que será consumido, mas nem todo mundo tem tempo, então você pode prepará-lo na noite anterior e deixá-lo na geladeira.
Na ausência de uma lancheira térmica, o papel alumínio é o mais indicado para embalar sanduíches, pois o seu material é o mais eficiente em manter a temperatura. Em relação aos iogurtes e sucos naturais, o ideal é deixá-los no congelador, dessa forma o descongelamento será aos poucos, então ainda estarão geladinhos na hora do consumo além de deixar os outros alimentos frios.
Uma outra dica é sempre levar frutas com cascas para o lanche, por exemplo: banana, uva, maçã e pera, afinal de contas, elas podem ser deixadas em temperatura ambiente, já que contam com a proteção natural – que são as cascas – e que normalmente fazem muito bem para à saúde.
Comentários estão fechados.