Bom funcionamento no modelo de trabalho híbrido: Como garantir isso?

A pandemia de Covid-19 gerou muitas mudanças no mercado de trabalho, ainda mais após a implementação do trabalho remoto.

A pandemia de Covid-19 gerou muitas mudanças no mercado de trabalho, ainda mais após a implementação do trabalho remoto. Muitas empresas viram um grande potencial nesse formato, e resolveram manter os trabalhadores assim. Hoje o modelo híbrido é muito comum, e tanto as empresas quanto os trabalhadores têm se adaptado muito bem a nova realidade.

Mas para que esse tipo de formato funcione, é preciso de muita atenção, principalmente às políticas de trabalho. Confira este artigo na íntegra para saber como manter o bom funcionamento no modelo de trabalho híbrido.

Leia mais: A pandemia influenciou os profissionais a gostarem mais do home office

O que fazer para garantir a produtividade do trabalho híbrido?

Para efetivar o bom funcionamento no modelo de trabalho híbrido, as empresas precisam garantir que os trabalhadores possuem todas as ferramentas necessárias para operar de forma remota, além de ter atenção ao horário de trabalho e deixar claro as regras de boa convivência.

A consultoria Robert Half realizou uma pesquisa que mostrou uma preferência de 77% dos entrevistados por trabalhos híbridos. Além disso, os dados mostram que 34% dos candidatos não aceitaria um trabalho que não oferecesse este tipo de modelo. Essa tendência foi observada pelas empresas também, já que 42% dos gestores responderam que os funcionários estão desistindo de vagas que não oferecem o trabalho híbrido.

Desdobramentos da preferência pelo trabalho híbrido

Diante da mais recente preferência dos funcionários, as empresas passaram a oferecer mais vagas híbridas e a adaptar suas jornadas conforme a preferência dos trabalhadores. Isso é o mais importante para ter sucesso nesse tipo de gestão: a comunicação com os funcionários.

Para o modelo híbrido dar certo, é preciso ter uma boa abertura para diálogos, pois as informações precisam ser repassadas de forma muito clara. Ou seja, centralizar a comunicação é uma das melhores estratégias para que os funcionários consigam acessar as informações mais facilmente em uma única plataforma.

Para os gestores, optar por ferramentas de administração e atividades podem contribuir para um melhor controle da equipe e da produtividade. Isso custa um nível mais alto de dedicação, mas se o funcionário tiver uma maior qualidade de vida, a produtividade tende a melhorar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.