Como melhorar meu raciocínio? Descubra!

Melhore seu raciocínio lógico matemático, com exercícios e jogos que evitam o surgimento de problemas de concentração e de memória.

1

Manter a forma do cérebro é fundamental para ampliar a sua capacidade de pensar, embora muitas pessoas se preocupem apenas em cuidar dos outros músculos do corpo. Obviamente esse fator influência no seu desempenho profissional e pode determinar o alcance de melhores propostas de trabalhos.

Atualmente as empresas buscam colaboradores habilitados a lidar com diversas situações e que sejam capazes de resolver problemas inusitados. Apreciam candidatos que conseguem pensar rápido e sugerir soluções consistentes. Independente de sua área de atuação, pensar e racionar de forma lógica são vistos como competências diferenciadas.

Para a população em geral, o raciocínio lógico pode propiciar a identificação de propagandas enganosas, os discursos mal intencionados de políticos e também as notícias tendenciosas no meio jornalístico.

Por outro lado, no exercício de sua profissão, o raciocínio lógico é fundamental para melhorar o seu poder de argumentação, persuasão e construção da crítica construtiva, além de tornar-lo mais preparado a identificar os truques de mercado e elaborar estratégias sólidas para atingir os seus públicos de interesse.

Diante da importância de exercitar o seu cérebro e mantê-lo na ativa, surge uma reflexão: você já parou para pensar se realmente tem valorizado o seu cérebro? Será mesmo que já imaginou o quanto ele já fez por você e para o alcance de seus objetivos? Uma excelente forma de valorizar esse órgão tão importante para o desenvolvimento de qualquer ser humano é exercitá-lo constantemente.

Práticas que melhoram o cérebro

A prática desses exercícios evita o surgimento de problemas de concentração e de memória. Eles propiciam o aumento da capacidade de atenção dos indivíduos e podem ser realizadas como lazer no dia a dia. A seguir, vamos apresentar algumas dessas práticas.teste-de-qi

  1. Exercícios Físicos

Pode até bater uma preguicinha na hora de realizar atividades físicas, mas exercitar o corpo também faz parte do cuidado com a mente.

Saiba que essa prática é fundamental para aumentar o fluxo de oxigênio no cérebro e expandir a resistência dos neurônios a danos e aos stress, além de diminui os riscos de surgir doenças crônico-degenerativas e estimular a agilidade e disposição na execução de tarefas.

  1. Jogos de Tabuleiros

Quer melhorar a sua capacidade lógica? Então passe a ser um jogador de tabuleiro. Além de ser uma excelente formar de interagir com a família e amigos, ajuda a estimular o pensamento estratégico e a capacidade de analisar as intenções do oponente.

Jogos como xadrez, por exemplo, envolve bastante conteúdo matemático e que pode ser muito útil para aumentar a sua agilidade de lidar com números no trabalho.

  1. Cubo Mágico

Por mais que muitas pessoas tenham pavor dos quadradinhos do cubo mágico, essa peça pode ser fundamental para melhorar a sua capacidade de raciocínio.

Esse quebra-cabeça tridimensional exige concentração, memória e raciocínio matemático, portanto, trabalha com questões importantes para melhorar o desempenho da mente.

  1. Leitura

A leitura é considerada fundamental para quem deseja despertar a sua atenção para os detalhes. Ao se deparar com a história de um livro, por exemplo, surgem as hipóteses e conclusões, que proporcionam a construção de um raciocínio dedutivo. Além disso, trabalha a concentração e exige esforço da memória.

  1. Fazer coisas novas

Trazer coisas novas para sua rotina é uma excelente formar de estimular o cérebro e se manter ativo. Por meio dessa prática, são criadas novas conexões neurais, que propicionam o aumento do conhecimento e a capacidade cognitiva.

Experimente conhecer ambientes diferentes, ler novos livros e explorar novos alimentos.Como melhorar meu raciocínio? Descubra!

  1. Fazer contas de cabeça

Principalmente na vida adulta, a calculadora de torna um objeto aparentemente inevitável. Porém, o costume de utilizá-la sempre que surgir uma nova conta pode deixar o seu cérebro “enferrujado”. Procure manter a sua mente ativa e pronta para fazer os cálculos necessários durante o dia a dia.

Alternativas para avaliar o seu quociente de inteligência

Quando falamos de raciocínio, surgem também questionamentos em relação à inteligência do seu quociente, que se refere a um rateio geral de sua habilidade de pensar e raciocinar. Há tempos atrás parecia impossível conhecer a sua própria capacidade, porém, com o auxílio da internet, esse procedimento se tornou muito mais fácil.

O site Teste de QI oferece uma série de exercícios online que permite que sejam detectados seus pontos fracos e fortes. Ficou curioso para saber mais? Então vamos apresentar alguns dos testes disponíveis.

1 – Teste de QI – Através desse teste é possível que você tenha uma indicação de como você se compara em relação à maioria da pessoas da sua idade, de modo que detecte os aspectos que precisam ser melhorados. São 60 questões que devem ser respondidas no tempo limite de 45 minutos.

2 – Teste de QE – Esse teste visa avaliar a sua inteligência emocional, de modo que consiga melhorar o seu controle interior. Por mais que algumas pessoas não achem importante desenvolver esse ponto, no mercado de trabalho a personalidade é vista como algo muito importante, que só tende a agregar a capacidade mental e o conhecimento técnico de um indivíduo. O bom domínio das emoções, a empatia, a automotivação, a autoconfiança, o controle dos impulsos e a intuição funcionam como degraus para se aproximar de melhores oportunidades de trabalho. O teste é composto por 20 questões, que te permitirá refletir sobre esse assunto.

3 – Teste vocacional – Um fator muito importante na hora de escolher a carreira que pretende seguir é conhecer as suas habilidade vocacionais. Não sabe como fazer isso? Fique calmo, pois esse teste vai te ajudar a detectar algumas de suas características e aptidões.  A proposta do teste é apresentar as áreas que mais se identificam com você, em busca de te orientar sobre as áreas e cursos que podem corresponder às suas possíveis expectativas e vocações.

4 – Teste do Cérebro – Esse teste foi desenvolvido com a finalidade de testar o equilíbrio entre os hemisférios direito e esquerdos do cérebro. O mesmo pode ser feito em 30 segundos.

Gostou das dicas? Então comece já a exercitar o seu cérebro e se torne um profissional mais preparado para lidar com os desafios do mercado de trabalho.

Veja também Dicas para aprender a estudar pela internet

você pode gostar também
  1. Silas Ribeiro Diz

    Bom de mais o seu artigo,melhor que eu li até agora!Parabéns! 😀

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.