Dicas para aprender a estudar pela internet

Quando falamos de tecnologia e internet, nos referimos também aos avanços do ensino a distância. Várias instituições do mundo oferecem cursos online grátis.

0

Com o avanço tecnológico, surgiram novas alternativas de estudo. Hoje já é possível adquirir diversos conhecimentos de forma fácil e produtiva. Nesse quesito, a internet se tornou a maior aliada de quem está constantemente atualizado, em busca de explorar novos caminhos de aprendizagem.

Quando falamos de tecnologia e internet, nos referimos também aos avanços do ensino a distância. Diversas instituições renomadas do mundo todo oferecem cursos online gratuitos que contribuem significativamente para o crescimento profissional. Qualquer indivíduo, em qualquer localidade, pode acessar os conteúdos disponíveis na plataforma e ser beneficiado com o material oferecido. Existem vídeos, artigos, gráficos, animações, apostilas, exercícios complementares e muito mais nesse ambiente interativo.

Outra vantagem de estudar pela internet é que mesmo em meio à correria do dia a dia você pode fazer o seu horário, sem a necessidade de ter que se deslocar da sua casa ou de qualquer outro lugar que esteja. Sobrou um tempinho na agenda? Basta ligar o seu computador e estar conectado a internet para ter acesso ao seu curso online.

Mesmo com essas vantagens, existem muitas pessoas que não sabem lidar com essas alternativas. O fato de estarem sempre próximas da distração, como telefones, TV e até mesmo as redes sociais, fazem com que os resultados dos estudos sejam comprometidos.

É claro que para contar com esses benefícios é necessário muita disciplina e foco. Não basta ligar o computador e achar que o conteúdo será absorvido por osmose, ou seja, através do subconsciente sem nenhum contato físico ou auditivo. Antes de tudo, é preciso interagir com as ferramentas disponíveis e utilizá-las ao seu favor. Para te ajudar aumentar os seus rendimentos e ser bem sucedido nos seus estudos pela internet, selecionamos algumas dicas essenciais. Seguem abaixo:

Estudando
Estudando

1 – Escolha o ambiente

Para que você aumente o rendimento dos seus estudos e consiga ser mais produtivo no tempo que separou para se dedicar, é necessário que escolha um bom ambiente de estudo. De preferência, escolha um lugar calmo, com pouca circulação de pessoas. Evite barulhos excessivos e fique longe de qualquer coisa que te cause irritação ou distração.

2 – Defina o horário

Outro fator muito importante para ser bem sucedido em seus propósitos é escolher bem o seu horário de estudo. Algumas pessoas são mais produtivas no período da manhã e preferem estudar dentro desse horário, mas pode ser que você consiga absorver melhor os conteúdos no período da noite. Para que você crie uma rotina mais produtiva, tente escolher um horário fixo, ajustado as suas outras obrigações diárias. Desta forma, se tornará uma pessoa mais disciplinada e, consequentemente, aumentará suas chances de se manter fiel aos seus estudos.

3 – Evite distrações

Antes de começar a estudar saiba que é fundamental manter o foco. É muito difícil ser produtivo em meio a tantas alternativas de distração. Deixe para acessar as redes sociais depois que terminar os seus estudos. A ideia de parar um pouquinho para olhar o feed de notícias no facebook ou verificar as mensagens recebidas no Messenger ou no Whatsapp pode atrapalhar a linearidade dos seus estudos. Procure se prevenir desse tipo de distração. Desligue qualquer página de comunicação online, feche seu e-mail e qualquer site que não esteja relacionado ao tema de estudo.

4 – Separe o material

Ao dar início aos seus estudos, procure separar todos os materiais necessários de uso, como caneta, lápis, borracha, caderno, livros e até mesmo uma garrafa de água. Outra dica é que selecione também os sites que pretende fazer pesquisas ou obter informações. Esse hábito fará com que você evite levantar todas as vezes que precisar de algo. Deste modo, economizará tempo e será mais produtivo em seus estudos pela internet.

5 – Organize o seu plano de estudo

Pode parecer que é uma obrigação do professor, mas a elaboração do plano de estudo é algo muito particular. Cada estudante possui características e rotinas diferentes, que devem ser revistas ante de dar início ao planejamento. Um dos principais fatores a ser levado em conta é a dificuldade de aprender algumas disciplinas. Para resolver esse caso, tente dividi-las em partes e estipule um tempo de aprendizado. Desta forma, além de aumentar o seu rendimento, conseguirá desenvolver simultaneamente a sua autonomia. Qualquer pessoa precisa se organizar, tomar iniciativa, saber refletir e questionar, principalmente aqueles que estudam pela internet.

6 – Faça intervalos

Estudar horas seguidas pode gerar um cansaço psicológico e físico. Para evitar que essa sensação desagradável te afete, procure fazer pausas no período de cinco a 15 minutos de duração a cada uma hora estudada. Durante esses intervalos, permita que sua mente descase, de modo que volte a absorver as informações de forma produtiva. Desta forma, evitará o estresse e a tensão de ficar muito tempo concentrada em apenas uma tarefa.

7 – Faça um mapa mental

Atualmente muitas pessoas têm utilizado esse recurso para melhor o rendimento de seus estudos. Caso você tenha muita dificuldade de se lembrar de temas históricos, crie um mapa mental de acontecimentos que estão interligados. Através desse recurso, você aumentará a sua capacidade de relacionar informações e recordar de conteúdos importantes.

8 – Estabeleça metas

Saber quais são os seus objetivos é fundamental para se manter motivado a estudar. Para tanto, estabeleça metas e se prepare ao máximo que puder para alcançá-la de forma eficiente. Por exemplo, estipule que até o final da semana terminará a primeira parte do curso que está fazendo pela internet.

9 – Motive-se

Pergunte a si mesmo quais serão os benefícios adquiridos ao terminar de estudar determinada matéria. É fundamental que não perca de vista os motivos pelos quais te levaram a se dedicar a algo. Além disso, se permita ser recompensado de alguma forma ao atingir uma meta, pois assim conseguirá manter a sua motivação em alta.

10 – Estabeleça regras

Estudar pela internet requer muita disciplina por parte do estudante, principalmente para quem começou a utilizar esse recurso recentemente. Para melhor os seus rendimentos, procure determinar regras e prazos de entrega. Essa alternativa pode ser muito útil para se manter concentrado e focado em suas metas de aprendizado.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.