Saiba como seu gato encontra o caminho de casa: fenômeno psi-viagem

Entenda sobre mais sobre fenômeno psi-viagem, que explica como o gato consegue encontrar o caminho de casa, mesmo estando longe por dias.

Alguns gatos tem o costume de sair de casa para passear e retornam ao fim do dia, outros se perdem e depois de algum tempo conseguem encontrar o caminho de casa. Esse comportamento nos leva a questionar como o gato consegue encontrar o caminho de casa, mesmo passando muito tempo fora.

Esses animaizinhos são cheios de dons especiais, mas esse fenômeno é explicado pela ciência e faz parte da sua fisiologia, bem como a maioria dos seus comportamentos.

Psi-viagem

É a capacidade do gato de se localizar em diversos ambientes e achar o caminho de casa. Ela resulta da combinação de vários sentidos e habilidades que adquirem desde o nascimento.

Entre esses fatores, podemos destacar:

Memória olfativa

Os gatos têm uma capacidade de sentir odores muito melhor que a dos humanos, cerca de 14 vezes mais potente. Isso porque seu órgão nasal é muito desenvolvido e funciona como um dos sentidos vitais para o animal.

Dessa forma, o animal reconhece odores característicos de determinado lugar, como os do seu lar, e cria uma memória olfativa dos locais por onde passa.

Assim, ele utiliza dos cheiros trazidos pelo vento ou ao seu redor para se localizar e também para chegar a outros lugares, pois é capaz de identificar a direção de origem do odor pela intensidade dele.

Memória visual

Assim como os humanos, os gatos são seres bem visuais e costumam reconhecer pontos característicos dos locais que já conheceram.

Dessa forma, podem distinguir regiões pela presença de prédios, árvores, parquinhos e pichações, por exemplo.

Alguns pesquisadores também consideram que os gatos notam a diferença na incidência de luz em diferentes pontos por onde anda, além de utilizarem da angulação solar para se guiarem.

Apesar de todas essas vantagens os gatos ainda podem se perder, então evite que seu animalzinho saia para passeios desacompanhado. Afinal, além da possibilidade de não achar o caminho de casa, ele também irá sofrer com os perigos que a rua oferece, como:

  • Outros gatos territorialistas e agressivos;
  • Doenças transmitidas por animais de rua;
  • Venenos espalhados pela cidade;
  • Pessoas agressivas.

Então invista em telas de proteção – para evitar que o gatinho saia de casa – e em coleiras com identificação, assim, caso ele se perca alguém pode entrar em contato com você.

Leia textos tão interessantes quanto esse aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.