Como os alimentos prejudicam o efeito dos medicamentos?

Veja como os alimentos podem interferir no efeito do seus medicamentos.

Qualquer medicamento precisa de um acompanhamento médico, mesmo que a doença não seja séria. A administração médica é importante para evitar efeitos colaterais provocados pelo uso excessivo, pois a quantidade indicada é pensada exatamente para o tratamento adequado.

Além disso, a alimentação também pode interferir nos efeitos dos remédios. Dessa maneira, é preciso estar atento à medicação que se está consumindo para evitar quaisquer reações maiores. Isso porque alguns alimentos podem potencializar ou diminuir o efeito dos remédios.

Veja também: Aprenda a descongelar a carne de uma maneira super prática

Alimentos podem alterar os efeitos do remédio

Segundo o farmacêutico Jamar Tejada, os medicamentos e os alimentos podem interagir entre si, modificando a ação dos remédios no organismo. Assim, eles podem diminuir sua eficácia e comprometer o tratamento de determinadas enfermidades.

Com isso, é imprescindível atentar para as alterações provocadas por cada tipo de alimento e remédios ingeridos, pois, dessa maneira, é possível equilibrar a melhor forma de se alimentar enquanto se faz um tratamento específico. Mais uma vez, o papel do médico é imprescindível para que ele auxilie também na rotina durante a ingestão do medicamento.

Para saber se o remédio que o médico te indicou pode causar reação adversa com algum tipo de alimento, pergunte ao profissional quais devem ser evitados. De antemão, também separamos uma lista com algumas combinações não muito indicadas entre remédios e alimentos. Confira!

Remédios que podem conter efeito adverso com alguns alimentos

  • Antialérgicos

Sucos de laranja e tangerina podem anular o efeito dos antialérgicos. Isso porque eles podem aumentar o efeito de gastrite e úlceras e, em casos mais sérios, provocar arritmias.

  • Antidepressivos

Caso você precise tomar antidepressivos, é importante evitar alguns alimentos que possuam tiramina, uma monoamina derivada do aminoácido tirosina. Essas substâncias estão presentes em carnes, frangos e frutas, e podem causar crises hipertensivas.

  • Antibióticos

No caso dos antibióticos, o recomendado é evitar alimentos derivados da lactose que possam conter minerais, como cálcio e magnésio. Pois, eles impedem a absorção do medicamento no organismo, na medida em podem retardar os efeitos benéficos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.