Como os gatos escolhem sua pessoa favorita? Saiba como conquistar o seu bichinho

Gatos não costumam ser simpáticos com todo mundo, mas sempre têm uma pessoa favorita na casa. Saiba como é moldado o comportamento destes animais.

Ao contrário dos cães, que geralmente são simpáticos com todo mundo, os gatos podem ser mais seletivos quanto a isso. Se um gatinho gosta de ficar perto de você e confia em você como tutor, sinta-se privilegiado. Mas você já parou para pensar em como um gato escolhe o seu humano favorito?

Leia mais: Afinal, por que os gatos estão sempre nos seguindo para todos os lados?

Gatos e humanos estão conectados há muitos milênios. Acredita-se que a domesticação dos felinos tenha começado há 12 mil anos, quando começaram a trabalhar a agricultura e a armazenar grãos excedentes. E foi justamente isso que fez os gatos se aproximarem.

A conta é simples: grãos armazenados atraíam ratos, e gatos caçavam os ratos.

Alguns cientistas defendem que os felinos perceberam que os humanos eram uma fonte de alimento “fácil”. Então, começaram a ficar por perto se “auto” domesticando. Isso vai ser importante para explicar por quê os gatos têm uma pessoa favorita na casa.

Como os gatos escolhem sua pessoa favorita?

Gatos escolhem a pessoa favorita em uma combinação de circunstâncias, recursos e, principalmente, personalidade. Assim como os seres humanos, os bichinhos também têm seu jeitinho de ser próprio, também têm dias em que estão mais mal humorados e, acima de tudo, não gostam de todo mundo.

Vem cá, te conheço?

A fase de socialização de um gatinho é muito importante para que ele aprenda a criar laços com os seres humanos. Entre seus quatro e nove semanas de idade, eles não têm a mesma noção de medo dos animais adultos. Por isso, é a hora de socializá-los com seu manuseio, seu cheiro e os barulhos da sua casa.

Afinal, quando eles vão para longe da mãe, precisam ver no tutor essa figura de cuidado e confiança. Por isso, quem cuida o gato desde que ele era filhote, tende a ser sua pessoa favorita.

Por outro lado, se o animal cresce em uma casa com muitas pessoas cuidando dele, ele pode crescer confortável com a presença dos humanos. Entretanto, pode não se apegar a nenhum e ser um pouco mais distante.

Você tá me entendendo?

A comunicação é a chave da coisa! Os gatos se comunicam de diversas maneiras: eles lambem miam, dão cabeçadas, ronronam, se esfregam e até mordem. As melhores relações entre humanos e bichanos são aquelas em que eles se entendem.

Com o tempo e a convivência, a comunicação se estreita e os bichinhos começam a desenvolver um vocabulário único com seu tutor. Então, os gatos fazem sua pessoa favorita aquela que consegue diferenciar os miados de “bom dia” dos miados de “estou com fome”.

Não me encosta

É importante que ressaltar que comunicação com gatinhos nem sempre passa pelo toque físico. Ser a pessoa preferida de um gato nem sempre significa que ele quer carinho ou colo o tempo todo, e sim que ele está seguro e confortável perto de você.

Mais do que cachorros, gatos precisam de seu espaço. E o apreciam bastante. Isso explica por quê, às vezes, os felinos tendem a gostar de quem não gosta e quer distância de gatos. Ou mesmo daquelas pessoas que têm alergia e evitam tocá-los.

É o meu jeitinho

Quem tem mais de um gato pode te falar com propriedade que cada um é de um jeito. E, não se engane, eles têm noção disso e gostam de quem respeita isso.

Portanto, os gatos escolhem sua pessoa favorita com base em quem consegue entendê-los neste quesito. Da mesma forma que uma pessoa mais fechada não vai gostar que você fique fazendo piadas o tempo todo, um gatinho com personalidade mais reclusa não vai querer colo.

Maneiras de ser a pessoa favorita de um gato

Se você já tem um gato e quer ser a pessoa favorita dele ou se você quer conquistar o carinho e a confiança do bichinho de alguém, há alguns passos para seguir. Faça as atividades abaixo e observe se ele fica feliz e à vontade com você.

  • Alimente-o: como você já sabe, os gatos valorizam a relação entre comida e segurança. Então, dar um petisco ou agrado ao animal pode fazê-lo confiar mais em você;
  • Brinque com ele: quando o gato brinca, ele faz exercício e, assim como acontece conosco, eles são bombardeados de hormônios de bem-estar. Além disso, quando eles se cansarem, há a chance de quererem ficar pertinho de você;
  • Reforce-o positivamente: dê um petisco quando o gato fizer algo legal e dê espaço quando ele quiser ficar sozinho. Isso vai melhorar sua relação com ele.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.