Os ‘táxis voadores’ são a nova aposta das empresas de aviação do mundo

Os eVTOL, como são chamados esses "táxis voadores”, são as novas apostas de locomoção em grandes metrópoles. Confira como funciona esse veículo.

Uma das maiores complicações das grandes cidades é o trânsito causado pelo grande volume de carros nas ruas. Por conta disso, o setor de aviação dos EUA está estudando maneiras de implementar um meio de transporte aéreo de rápida navegação que viaje dentro da cidade ou até mesmo entre cidades. Saiba mais como os táxis voadores irão funcionar.

Leia mais: Parceria entre Uber e taxistas: como isso poderá mudar a dinâmica dos transportes?

Saiba mais sobre o eVTOL

É uma aeronave de decolagem e aterrissagem vertical elétrica, faz parte da vertente dos transportes VTOL, tipos de transportes elétricos voadores. Segundo a BBC, esse novo tipo de transporte é um passo necessário para as empresas começarem a lucrar com as viagens dos eVTOL.

Com o crescimento das grandes metrópoles e o volume de carros, é muito comum atrasos ocasionados por engarrafamentos. E para o capitalismo, tempo é dinheiro, por isso muitos empresários estão investindo nessa nova tecnologia, considerada o transporte do futuro.

Os eVTOL, por utilizarem motores elétricos, são considerados meios de transportes amigos do meio ambiente, pois causam menos ruídos sonoros e poluição no meio ambiente. Os especialistas defendem também o uso deste veículo para transporte de mercadorias, pois segundo eles, este meio de transporte ajudará a reduzir o tráfego rodoviário.

Implementação

Já há um movimento dos setores de aviação de grandes países de implementar o “táxi voador” até o ano de 2024 nas cidades europeias. O plano é realizar a implementação antes dos Jogos Olímpicos de verão em Paris, na França. Mas, para isso, é necessário que a Administração Federal da Aviação avalie os critérios para dar as licenças aos pilotos desses meios de transporte.

No Brasil, as empresas que estão mais avançadas são a Gol e a Azul. Essas duas empresas têm acordos para receber até 2025 os seus primeiros eVTOL, veículos esses que são produzidos por empresas europeias. A Embraer, no entanto, pretende já entregar suas versões desse veículo a partir de 2026.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.