Saiba como plantar cenoura em casa e aproveite todos os seus benefícios

Veja como a cenoura pode ser uma ótima pedida para se plantar em casa

A cenoura é uma raiz que é uma excelente fonte de carotenoides, potássio, fibras e antioxidantes, os quais proporcionam diversos benefícios para a saúde. Ela promove saúde visual e também ajuda a evitar o envelhecimento precoce, melhorar o sistema imune e a prevenir alguns tipos de câncer.

A cenoura pode ser consumida crua, cozida e em sucos e vitaminas, sendo uma otima pedida em sucos detox.

Pode ser encontrada com diversas cores: amarelas, laranjas, roxas, vermelhas e brancas. A principal diferença entre elas está na sua composição.

Benefícios da cenoura

A cenoura é rica em nutrientes como a pectina, celulosa, lignina e hemicelulose, que são fortes no combate a prisão de ventre e má digestão.

Por ser rica em antioxidantes, como a vitamina A e os polifenóis, a cenoura evita o dano celular, prevenindo o envelhecimento precoce, e diminui o risco de câncer no pulmão, mama e esofago.

O uso de suco de cenoura durante o verão pode trazer ótimos resultados à pele, a mesma contém nutrientes como beta-carotenos e a luteína que estimulam a pigmentação da pele e ainda tem o efeito protetor contra os raios UV.

Ao consumir esse alimento de forma correta e diária, ela pode ajudar no aumento da saciedade, resultando assim na ajuda com a perda de peso. A Vitamina A também é responsável por melhorar as respostas anti-inflamatórias no corpo humano, estimulando as células de defesa ajudando a fortalecer a imunidade.

Como eu posso plantar a cenoura para consumo próprio?

O cultivo pode ser feito diretamente no solo ou em vasos. se for no solo, a terra tem que ser fértil e ter ótimos componentes de matérias orgânicas. Cave a terra mais ou menos com 2 cm de profundidade, deixe uma distância de 20cm para cada cenoura plantada.

Coloque as sementes na cova e cubra com terra.

A plantação de cenoura deve ser regada diariamente, mas cuidado com a quantidade de água para não encharcá-las e assim apodrecer as raízes. Depois que você visualizar as primeiras mudas de cenoura, pode ser regada a cada 3 dias. Então, se atente a perigos de ervas daninhas, elas podem prejudicar seu plantio.

Por fim, a hora de colher será quando as folhas mais antigas estiverem amareladas, secas ou curvadas. O tempo aproximado é de 80 a 120 dias. Essas regras se aplicam da mesma forma para o plantio em vasos, a diferença é da profundidade das covas que irão as mudas, que tem que ser de 5cm maior que uma cenoura comum.

Lembre-se de realizar furos no fundo dos vasos para que a água seja escoada e assim não deixando a terra molhada demais.

Então, agora que você sabe como plantar cenoura em casa, chegou a hora de começar você mesmo a ter sua plantação.

Gostou desse post? Quer saber mais? Confira: Como produzir romã no vaso e se aproveitar de todos os seus benefícios anti-inflamatórios, antissépticos e antioxidantes

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More