Saiba quais os hábitos que contribuem para prevenir a doença de Alzheimer

Confira as ações cotidianas que entram nessa lista.

O Alzheimer é uma doença de cunho degenerativo, que atua através da perda progressiva das funções cerebrais mais nobres, como a memória, as formas de linguagem, entre outros aspectos que acabam influenciando de forma intensa o desempenho nas atividades do cotidiano. Nos últimos anos, vem sendo considerada como uma das doenças que mais tem sido identificada nos pacientes de idade superior a 60 anos. Em vista disso, é de suma importância conhecer os hábitos que ajudam a prevenir a doença de Alzheimer.

Leia mais: A ingestão de Café pode reduzir o risco do desenvolvimento de Alzheimer; Entenda

Como prevenir a doença de Alzheimer?

Como dito anteriormente, essa é uma doença mental que atua de forma progressiva, uma vez que age através da degeneração das células nervosas do cérebro e da diminuição da massa cerebral. Apesar de existir conhecimento sobre sua forma de ação, as causas do Alzheimer ainda não são totalmente esclarecidas.

Por conta disso, estudos revelaram que implementar hábitos que venham a beneficiar a saúde do cérebro são muito necessários para preveni-la. Saiba quais são eles a seguir:

  • Não fumar

Segundo pesquisas, fumantes possuem um risco 45% maior de sofrerem demência ou algum tipo de doença mental, como o próprio Alzheimer. Em vista disso, um dos melhores comportamentos a adotar nesse caso é parar com o hábito de fumar. Com essa ação, será possível evitar inúmeros danos à saúde do seu corpo.

  • Praticar atividade física

Incluir a atividade física na sua rotina, além de manter uma alimentação equilibrada, são medidas necessárias para manter a mente sempre funcionando na sua melhor forma. Segundo a ONG Alzheimer’s Disease International, adotar um estilo de vida mais saudável e ativo desde cedo é fundamental para combater as doenças neurodegenerativas.

  • Mantenha a cabeça em funcionamento

Estimular o hábito da leitura e dos estudos, assim como jogos e atividades que instigam a memória, contribui para que os neurônios possam estabelecer mais conexões entre si. E quanto maior for a sua comunicação, melhor para o cérebro. Por conta da alta comunicação nervosa, o cérebro passa a adquirir maior capacidade para contornar falhas, e até mesmo retardar demências.

  • Tenha boas noites de sono

Dormir bem é fundamental para manter a cabeça funcionando de forma adequada. Afinal, é durante o sono que ocorre o armazenamento de grande parte das memórias. Por conta disso, um bom repouso, sem interrupções, é essencial.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More