Como proteger o PC contra ransomware no Windows?

Malware desenvolvido por hackers impede o acesso dos seus usuários aos arquivos pessoais em seus dispositivos.

Ransomware é um tipo de malware que impede os usuários de acessarem seus arquivos pessoais, a menos que paguem um resgate aos hackers que infectam seus computadores (o que nem sempre é uma garantia para corrigir o problema). Assim, se torna extremamente relevante cuidar da proteção do seu computador para que este malware não exclua documentos ou registros fotográficos importantes.

Leia mais: Conheça o malware responsável por limpar os dados do seu celular e zerar sua conta bancária

Passo a passo de como proteger o PC contra ransomware no Windows

  1. Pesquise “Segurança do Windows” no menu Iniciar ou vá até “Configurações” > “Privacidade e segurança” > “Segurança do Windows”.
  2. Clique em “Proteção contra vírus e ameaças” na barra lateral à esquerda, e em seguida, “Gerenciar proteção contra ransomware”.
  3. Ative a opção “Acesso a pastas controladas”. Isso fará com que apps não permitidos não sejam capazes de fazer nenhuma alteração nos documentos, vídeos, fotos ou pastas.

Em seguida, quando ativar esse mecanismo, será possível visualizar três escolhas: “Histórico de bloqueio”, “Pastas protegidas” e “Permitir um app por meio do acesso a pastas controladas”. Assim, apenas os aplicativos permitidos pela Microsoft podem fazer modificações em arquivos salvos nas pastas: Documentos, Imagens, Vídeos e Músicas. Confira o que significa cada uma dessas três opções de como proteger o PC contra ransomware no Windows a seguir:

Histórico de bloqueio

Caso exista algum erro desconhecido que apareça após permitir o acesso controlado a pastas (como, por exemplo, “Este arquivo não pode ser encontrado” na tentativa de salvar um arquivo), é necessário acessar o “Histórico de bloqueio” e conferir se o Windows não está bloqueando os aplicativos.

Assim, clicando na tela do histórico de bloqueio, serão mostrados os aplicativos que tentaram registrar dados nas pastas protegidas. Dessa forma, para realizar o desbloqueio de um aplicativo, você deve clicar em “Ações” e em seguida “Permitir no dispositivo”.

Pastas protegidas

Para proteger outras pastas do seu computador contra o ransomware, você deve acessar o setor “Pastas protegidas” e em seguida clicar na opção “Adicionar uma pasta protegida”. Desse modo, é possível ir até a pasta que precisa de segurança e clicar no botão “Selecionar pasta” para adicioná-la.

Permitir que um app acesse suas pastas protegidas

Havendo problemas em usar algum app e caso queira adicioná-lo na lista de aplicativos que são permitidos, retorne à página “Proteção contra ransomware” e clique em “Permitir um aplicativo por meio do acesso a pastas controladas”.

  1. Clique em “Adicionar um app permitido”, e em seguida, “Aplicativos bloqueados recentemente”. Você verá uma lista com os apps que já tentaram gravar informações nas pastas protegidas;
  2. Depois adicione (no botão “+”) ao lado do seu nome para desbloqueá-lo.

A notícia ruim é que, se algo der errado, você precisará passar manualmente pelo mesmo processo uma vez para cada aplicativo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.