Conheça o malware responsável por limpar os dados do seu celular e zerar sua conta bancária

Hoje em dia, nós guardamos muitos dados importantes em nossos celulares. Por isso, é importante ter um plano para manter esses dados protegidos.

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais estamos armazenando informações relevantes de nossas vidas nos celulares. Afinal, é uma questão de praticidade que tenhamos reunido em um só lugar tudo aquilo que é importante. No entanto, isso também pode ser perigoso, pois em caso de um assalto, um bandido tem completo acesso às nossas informações, e também em casos de infecções por malwares perigosos capazes de roubar dados úteis sem que a vítima perceba.

Leia mais: Alerta: 7 milhões de dados foram vazados por site de download de legendas após ação de hackers.

Esse é o caso do trojan de fraudes bancárias BRata, um malware que tem como proposta limpar o seu celular, mas o que ele realmente faz é roubar sua conta bancária através de um kill switch.

Outras formas de invasão

Segundo informações da empresa de segurança Cleafy, o malware foi atualizado para conter novas formas de roubar vítimas desavisadas. Assim, além das funções já apresentadas, a vítima do BRata também teria seu celular rastreado por meio de um GPS.

Além disso, o malware é capaz de monitorar o histórico de digitação de teclas das vítimas durante o acesso aos aplicativos de banco. Logo, os criminosos conseguem ter em mãos os números da agência, conta e até senha dos usuários.

Disponível no Brasil

O BRata volta ao funcionamento depois de algum tempo fora do ar para fazer a atualização, agora repaginado para a prática de crimes virtuais. Anteriormente, o malware tinha chegado ao Brasil no ano de 2019 e trouxe muitos prejuízos para aqueles que tiveram suas contas invadidas.

Por fim, vale destacar que o alvo desse malware são os celulares Android. Para se proteger, é necessário estar atento às solicitações no celular, nunca clicar em URLs suspeitas e evitar aceitar notificações push de sites desconhecidos.

Dessa forma, você estará protegendo o seu celular e evitando dores de cabeça que viriam com os prejuízos. Assim, fique atento e compartilhe essa matéria para que mais pessoas saibam como se proteger desses ataques.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More