Como reconhecer uma criança que tem cérebro altamente sensível

Condição permite que as crianças observem o mundo com mais atenção e sejam mais introspectivos.

Nos últimos anos, a medicina descobriu que existem crianças que têm um tipo de condição neurológica muito diferente. Essa condição é chamada de “cérebro altamente sensível” e não é uma doença, mas sim uma forma diferente de funcionamento do cérebro. A seguir, você confere quais os sinais de que a criança tem cérebro altamente sensível.

Sintomas de cérebros altamente sensíveis

A grande característica dessas crianças é ter os sentidos mais apurados, maior apreciação aos detalhes e dificuldade de lidar com as mudanças. Para muitos, isso seria uma desvantagem, já que pode influenciar na socialização das crianças.

Entretanto, alguns médicos apontam como uma vantagem, pois as torna mais empáticas. Confira os principais sinais dessa condição:

São influenciáveis pelo humor alheio

Crianças com cérebro altamente sensível conseguem sentir muito bem qualquer mudança de humor das pessoas ao seu lado. Mas, para além disso, elas também sofrem ou ficam inquietas quando essas pessoas estão descontentes por algo.

Inquietas com ‘falhas’

Essas crianças amam organização e desejam que todas as coisas estejam em seu devido lugar. Desse modo, qualquer falha de organização ou mudança brusca nos ambientes podem deixá-las bastante nervosas e com o desejo de organizar tudo.

Dificuldade em experimentar novas comidas

Por mais que as crianças com essa condição consigam comer bem, elas comem apenas o que elas gostam. Isso significa que terão muita dificuldade em experimentar comidas novas e rejeitam pratos pela textura ou pelo cheiro da comida.

Odeiam ser apressados

Outra característica muito comum dessas crianças é o ritmo próprio que elas têm. No caso, elas gostam de fazer tudo em seu próprio tempo e sem pressa. Inclusive, elas geralmente falham nas suas tarefas quando são apressadas por alguém.

Elas prestam atenção nos detalhes

Nada irá passar desapercebido dos olhos dessas crianças, pois qualquer mudança no ambiente ou na rotina é o suficiente para que percebam que há algo estranho. Na maioria das vezes, elas se mostrarão muito relutantes a essas mudanças.

Elas são muito empáticas

Por fim, temos um detalhe que é muito comum a todas essas crianças, que é a grande empatia que elas possuem por todos ao seu redor. Isso acontece principalmente porque elas conseguem sentir com muita propriedade o sofrimento alheio, e mostram compaixão e desejo de ajudar nessas situações.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.