Como recuperar equipamentos molhados por enchentes

Dicas são de uma universidade do Rio Grande do Sul, estado brasileiro que enfrenta a maior crise climática já vista no país.

Desde o final de abril, o Brasil tem acompanhado atônito tudo o que tem acontecido no Rio Grande do Sul.

Devido a uma condição climática específica e avassaladora, o estado tem recebido quantidades de chuvas inacreditavelmente volumosas.

Como resultado, praticamente todo o estado tem sofrido com alagamentos que estão destruindo diversas cidades, incluindo a capital, Porto Alegre.

Em meio a tanta destruição e desespero, a esperança tem surgido na forma de doações que chegam a todo momento e em um verdadeiro exército de voluntários e pessoas dispostas a ajudar os milhões de gaúchos afetados por essa tragédia.

Praticamente todas as cidades do RS foram afetadas pela terrível enchente de 2024 – Imagem: Reprodução

Dentre as ações que estão fazendo a diferença nesse momento, está uma que foi encabeçada pelo Departamento de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Manutenção da Universidade do Vale do Taquari (Univates), que visa ajudar pessoas que perderam móveis, eletrodomésticos e outros utensílios com as enchentes.

Segundo os especialistas da instituição, muitos desses objetos podem ser salvos, mesmo depois de terem sido alagados. Para isso, eles criaram uma cartilha com orientações para os interessados.

Como salvar móveis e eletrodomésticos molhados pelas enchentes?

Apesar de parecer que não, é possível recuperar alguns itens domésticos afetados pelas enchentes – Imagem: Univates/Reprodução

Na cartilha da Univates, os leitores recebem orientações gerais que funcionam bem para a limpeza e recuperação de praticamente qualquer item doméstico afetado por enchentes.

Veja abaixo o que deve ser feito para promover esse “salvamento” dos equipamentos.

  1. Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que, no caso dos equipamentos eletrônicos, é fundamental que eles não sejam conectados às tomadas durante a limpeza, para evitar acidentes com energia elétrica;

  2. Se for necessário abrir o objeto para limpar, é importante realizar o processo organizadamente para facilitar a remontagem.

  3. As peças que necessitam de lavagem devem receber jatos ou correntes de água filtrada e limpa. Ao final, é importante secá-las e usar algum aditivo que evite a oxidação.

  4. É necessário dar atenção especial à secagem após a lavagem, sobretudo de equipamentos eletrônicos. Para tanto, recomenda-se deixá-los secando ao sol ou usar secadores de cabelo e outros itens similares.

  5. Após a lavagem e a remontagem, é vital fazer testes nos objetos recuperados. No caso de eletrodomésticos, se não houver uma resposta imediata, significa que algo mais grave aconteceu ao equipamento.

Vale deixar claro que, geralmente, aparelhos que funcionam à bateria ou que são atingidos por água enquanto estão ligados são os que sofrem danos mais profundos.

Ademais, móveis construídos com madeiras não nobres provavelmente não têm recuperação possível. Por outro lado, objetos feitos com madeiras de lei geralmente resistem bem à água, caso sejam salvos a tempo.

Por fim, também não podemos deixar de alertar que praticamente todos os eletrodomésticos (TVs, máquinas de lavar, fornos, geladeiras etc.) demandam total desmontagem para que uma limpeza correta seja realizada.

Então, quem for fazer o trabalho por conta, precisa se atentar especialmente ao passo dois da cartilha da Univates.

*Com informações da Univates.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.