Como saber se o seu gato está obeso?

A obesidade causa malefícios tanto em humanos quanto em animais. Por isso, tenha cuidado com seu pet!

Atualmente existe uma grave epidemia de obesidade em todo o mundo. Esse problema de saúde atinge cada vez mais pessoas e, além disso, também está acometendo muitos animais de estimação. Desse modo, é necessário evitar os quilinhos excessivos e manter uma rotina saudável para o seu pet. Veja como saber se o gato está obeso e o que fazer em caso de excesso de peso no felino.

Leia também: Conheça as cores de gatos e seus significados

A obesidade tem efeitos negativos que vêm sendo progressivamente mais conhecidos. Essa condição pode contribuir para o surgimento de diabetes, colesterol elevado e problemas no fígado e no coração, por exemplo. Nos pets não é diferente, pois eles também possuem o organismo vulnerável a esses desfechos.

Obesidade em gatos: como identificar?

A princípio, animais gordinhos podem parecer fofos, mas como mencionado anteriormente, o excesso de peso pode gerar consequências danosas. Pensando nisso, deve-se levar em consideração que um gato com 20% a mais de gordura corporal em relação ao seu peso total já é considerado obeso.

Para saber esses valores, o bichano deve passar por uma avaliação minuciosa feita por um veterinário. Porém, existem indícios fáceis de observar para identificar se o felino está gorducho. Verifique a lista de sinais:

  • Não é possível observar a cintura do gato quando enquanto ele caminha ou está sentado;
  • Não dá para apalpar as costelas devido a uma espessa camada de gordura na região;
  • O abdômen apresenta formato arredondado;
  • O pet não se locomove direito e tem dificuldade para saltar e subir nos lugares;
  • A respiração torna-se ofegante, mesmo com pequenos esforços.

Meu gato está obeso, e agora? O que fazer?

Dois pontos são essenciais neste caso: alimentação e atividade física. Se seu gato está obeso, o mais indicado é procurar um médico veterinário para saber quais as quantidades adequadas de comida (ou ração), conforme as características individuais do animal. No mercado já existem opções de rações específicas para o emagrecimento dos gatos.

Outra dica é evitar a oferta de petiscos com frequência, ou optar por alternativas de petiscos naturais e menos calóricos. Ademais, não ofereça restos de comida humana ao pet.

A fim de auxiliar na perda de peso e gastar a energia armazenada em excesso, é fundamental que o gato também pratique atividades físicas. Portanto, estimule o bichano a se movimentar por meio de brincadeiras e outras atividades que exijam algum esforço.

Se gostou dessas dicas, então clique aqui para ler mais conteúdos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.