Confira qual o score ideal para financiar uma moto

Descubra como os bancos consultam se você pode ou não financiar um produto

Está pensando em comprar uma moto e precisa de um financiamento? Bom, antes de passar por toda a burocracia bancária, vale a pena consultar se você tem um score suficiente para conseguir o seu financiamento. Pensando nisso, preparamos esse artigo para que você possa saber como consultar se você pode financiar uma moto.

Afinal, o que é score?

O score decorre do cadastro positivo feito por bancos e outras instituições financeiras. O seu objetivo é identificar os bons (e os maus) pagadores, para ajudar essas instituições a escolherem melhor os clientes e, também, determinar melhor o risco do empréstimo para o consumidor. Quanto maior o risco, maior é o preço dos juros.

Existem algumas empresas cujo objetivo é classificar os consumidores mediante scores. A principal instituição, o Serasa, permite uma consulta gratuita no site www.serasaconsumidor.com.br. Criando um cadastro nesse site, você consegue acompanhar o seu score e consultar dívidas que possui em aberto (o que diminui seu score, claro).

Quanto é um score bom?

A resposta infelizmente é: depende. Utilizando a classificação do Serasa, que vai de 0 a 1000, um score é considerado como bom a partir de 700 pontos. Essa é a pontuação necessária, por exemplo, para conseguir o financiamento de um automóvel.

Claro, quanto maior o score, mais baratas serão as taxas de juros. E mais atrativo será o financiamento que você vai conseguir com o seu banco. Para conseguir um financiamento de moto, o mínimo que você precisa ter é um score de 500 pontos. Não que seja impossível conseguir com menos que isso, mas o preço do juros e a quantia que você vai precisar dar de entrada vão tornar a operação praticamente inviável.

Portanto, aqui vão algumas dicas para conseguir melhorar o seu score e conseguir um melhor financiamento. Claro que, considerando a situação atual do Brasil, não vai ser possível realizar todas, mas de pouco em pouco é possível melhorar o seu score e se tornar um consumidor mais bem avaliado no mercado.

Dicas para melhorar seu score

Primeiro de tudo, o score é avaliado de acordo com as dívidas que você faz e a maneira como as cumpre. Logo, se você possui o nome sujo na praça, a primeira coisa que você precisa fazer é arcar com suas dívidas.

Depois, você precisa estar visível para as instituições financeiras. Sendo assim, atualize os seus dados sempre, e faça cadastros que permitam o compartilhamento de informações sobre o fato de você ser um bom pagador.

Por fim, e mais importante: pague, sempre que possível, as suas contas em dia. Atrasar um pagamento é muito prejudicial para a sua saúde financeira. Para além da multa que vai ser cobrada (normalmente entre 2% e 10%), o fato de atrasar as suas dívidas prejudica o seu score e pode dificultar suas operações bancárias – como o financiamento da sua moto.

Então, agora que você sabe como consultar se você pode financiar uma moto, comece a realizar a consulta e a se organizar.

Para acompanhar as próximas notícias como essa, não deixe de acompanhar o site da Escola Educação!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More