Como se desculpar adequadamente em um relacionamento amoroso?

Um pedido de desculpas bem elaborado aumenta muito suas chances de conseguir o perdão.

Somos humanos e estamos sujeitos ao erro em qualquer situação. Por isso, é muito importante saber mostrar arrependimento e disposição para aprender com as falhas. Em um relacionamento amoroso, não é nada diferente, mas é sim bastante desafiador saber a maneira certa de se desculpar com a pessoa amada.

No entanto, saber como pedir desculpas é essencial para conseguir o perdão em um namoro, afinal, para recuperar a paz é necessário reconhecer os erros e mostrar que eles não irão se repetir.

Leia mais: Descubra o que está bloqueando sua vida através dessas portas

Como se desculpar da maneira correta em um relacionamento amoroso

A confiança é um dos principais pilares em relacionamentos amorosos. Aliado a isso, é comum que sejam criadas expectativas quanto ao comportamento do outro. Quando essas expectativas são quebradas, sobretudo quando existe algum tipo de traição, o relacionamento pode nunca mais ser o mesmo, por isso é tão importante saber se desculpar.

A maneira correta de pedir desculpas já virou até tema de um estudo científico conduzido por pesquisadores da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. O trabalho foi publicado em 2016 e os autores identificaram que pedidos de desculpa mais elaborados foram significativamente mais eficazes.

Admita o erro

O primeiro passo para o pedido de desculpas perfeito é admitir o erro, afinal, lembrando da música de Chitãozinho e Xororó, não adianta manter as aparências e disfarçar as evidências, não é mesmo? Então, para começo de conversa, reconheça sua falha, saiba (e deixe bem claro) porque você está se desculpando.

Fale menos e aja mais

Falar é importante, reconhecer o erro e mostrar arrependimento são atitudes essenciais para reconquistar a confiança de alguém. No entanto, é no dia a dia que você vai colocar suas desculpas em prática, mostrar que realmente mudou e que não vai repetir o erro. Sendo assim, fale menos a aja mais!

Tenha calma

A pessoa pode levar um tempo maior ou menor para te perdoar, tudo depende de como ela lida com uma quebra de confiança e, também, de quão grave foi o seu erro. Portanto, não se apresse, não queira o perdão de forma instantânea e também não se desculpe excessivamente. Deixe a pessoa tomar o tempo que for necessário para digerir a situação.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More