Estudo aponta um possível lado sombrio da curiosidade

A curiosidade já nos levou a grandes avanços, mas em certo ponto pode não ser benéfica.

Se não fosse pela curiosidade, muitas coisas que são comuns para nós atualmente jamais teriam sido descobertas. O fato é que a sede de conhecimento move o mundo. No entanto, um estudo científico publicado recentemente apontou que talvez exista um lado sombrio da curiosidade, que pode causar alguns prejuízos à saúde mental.

Leia mais: Banco Central lança moedas coloridas para comemorar o bicentenário da Independência

Lado sombrio da curiosidade e curiosidade de privação

O estudo foi publicado no Journal of Research in Personality (Jornal de Pesquisa em Personalidade, em tradução livre) e introduz alguns conceitos novos como “curiosidade de interesse” e “curiosidade de privação”.

Em relação à curiosidade de interesse, os autores definem como aquela que apresenta relação com a vontade de aprender coisas novas e diferentes, gerando sensação de prazer, o que é ótimo em contextos de ensino, por exemplo.

Por outro lado, a curiosidade de privação estaria ligada ao desejo de eliminar sentimentos ruins causados pela sensação de incerteza. Esse conceito foi chamado pelos autores do estudo científico de lado sombrio da curiosidade.

Sensibilidade à privação – O lado negativo da curiosidade

Resumidamente, a sensibilidade à privação ocorre quando há o reconhecimento de lacunas no conhecimento. Dessa forma, muitas pessoas ficam extremamente inquietas enquanto não conseguem preencher tal lacuna ou compreender determinados fenômenos, mas isso pode trazer sentimentos ruins.

Esse tipo de curiosidade frequentemente leva à frustração, além de causar problemas como erros, confusão e até mesmo falta de humildade, mas as pessoas muitas vezes continuam incansavelmente dedicadas a solucionar o que estão investigando.

Os autores destacam que a curiosidade de interesse e a de privação possuem uma certa relação, embora sejam coisas diferentes. Pesquisas realizadas anteriormente já demonstraram que esses dois tipos de curiosidade estão relacionados porque ambas compartilham o desejo de conhecimento como característica em comum.

Outros tipos de curiosidade

Além das formas mencionadas, existe, por exemplo, a curiosidade social, referente ao ato de falar, ouvir e observar como os outros se comportam para aprender o que eles estão fazendo e pensando. Há ainda quem tenha um tipo de curiosidade motivado pela busca por emoções, por conhecer riscos e os sentimentos causados por momentos intensos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.