Saiba como responder a perguntas difíceis durante uma entrevista de emprego
Conheça dicas de como responder de maneira correta ao recrutador na entrevista de emprego.
Sabemos que participar de entrevistas de emprego pode ser algo complicado, que deixa a maioria das pessoas ansiosas e nervosas, com medo de responder algo de forma errada. Para te ajudar, a seguir vamos te mostrar como se sair melhor na entrevista de emprego na hora de responder a algumas perguntas difíceis.
Como responder a perguntas difíceis durante uma entrevista
Todo o processo para a procura de um emprego é muito difícil. Desde as dificuldades em elaborar o currículo, até o momento final que é o da entrevista, além do contato com os gestores da área responsável pela contratação.
É exatamente no momento da entrevista que vem a pior parte: aquelas perguntas difíceis que sempre deixam as pessoas numa situação constrangedora. Perguntas como: “quanto você quer ganhar?”, “por que deixou ou quer deixar seu emprego atual?”, “fale-me seus pontos fracos e fortes”.
Para ajudar a se sair melhor na hora de perguntas como essas durante as entrevistas, trouxemos algumas sugestões para você:
Aprenda a responder a essas 3 perguntas e se sair melhor na entrevista de emprego:
1. “Quanto você quer ganhar?”
Essa pergunta, sem dúvidas, é uma das mais complicadas e difíceis de ser respondidas. Patrícia De Mônica, consultora da Catho, sugere o seguinte:
“É importante frisar que gostaria de ganhar de acordo com o mercado de trabalho e que, para situar o selecionador quanto ao seu perfil, você poderá indicar sua faixa salarial atual. É adequado citar apenas a remuneração direta sem bônus e comissões, para não espantar o selecionador. Ressalte que você é flexível quanto a essa questão e finalize questionando a faixa salarial do cargo em discussão.”
Para Ana Paula Dias, também consultora da Catho, essa pergunta abre margem para o candidato barganhar com o recrutador, então ela sugere que o candidato fale:
“Estou bem empregado. Logicamente, para deixar meu atual emprego, quero ganhar mais. Para situar-lhe, posso dizer que estou ganhando o seguinte…”. “É adequado especificar a remuneração direta, os benefícios e bônus. Porém, ainda assim, não é adequado dizer o quanto deseja ganhar. Já no caso de um profissional desempregado, o poder de barganha é bem menor. Nesse caso, o candidato deverá também demonstrar flexibilidade, no entanto, deve mencionar que deseja ganhar de acordo com o mercado.”
2. “Por que saiu ou quer sair da empresa em que está atualmente?”
Para o candidato responder a essa pergunta, irá depender do motivo pelo qual o candidato deixou seu antigo emprego. Se a saída do antigo emprego foi por demissão, o candidato deverá contar a verdade e explicar se foi por uma reestruturação na empresa, por corte de gastos etc. Mas vale destacar que não se deve falar mal da antiga empresa durante a entrevista, pois pode passar uma visão errada para o recrutador.
3. “Quais são seus pontos fortes?”
Para responder a essa pergunta, procure destacar características como capacidade de trabalhar em equipe, iniciativa, entusiasmo, persistência, dedicação, responsabilidade e competência. Apenas se atente a não destacar características de personalidade que não possui, pois, se o recrutador notar que está mentindo, você irá perder a credibilidade durante a entrevista.
Comentários estão fechados.