Quando e como terminar uma amizade da maneira certa

Conheça essas dicas da psicologia para encerrar um ciclo em sua vida.

Encerrar ciclos é algo que faz parte da vida de todos, mas apesar de ser algo comum, é também muito doloroso. Por conta disso, é um processo que exige certa maturidade e responsabilidade, o que pode gerar algumas dúvidas sobre como deve ser feito. Está se perguntando como terminar uma amizade da maneira certa? Então veja abaixo algumas dicas da psicologia para romper um ciclo de maneira elegante.

Leia mais: Como descobrir se você está namorando uma pessoa falsa

Para algumas pessoas, colocar um ponto final em uma amizade pode ser até mais difícil do que terminar um namoro. Porém, isso pode realmente ocorrer pelos mais diferentes motivos, seja por conta de algum tipo de desconfiança, afastamento pela rotina diferente ou até mesmo deixar de ter algo em comum com a outra pessoa. Em todos casos, especialistas recomendam manter certa gentileza ao romper a relação e também utilizar de outros truques específicos.

Comece com os pontos positivos

Sabe aquele clichê de “não é você, sou eu”? Então, ele pode ter certo fundamento. Nesse caso, comece compartilhando os pontos positivos da relação com aquela pessoa, sejam as conversas profundas, momentos de diversão ou atos de companheirismo. Em seguida, explique por quais motivos você está tomando essa decisão, sempre lembrando de usar declarações que começam com “eu” para transmitir algo que você sente.

Faça uma lista

Mesmo querendo romper o ciclo, as consequências podem pesar para você também, especialmente quando bate aquela saudade. Por conta disso, psicólogos recomendam listar todas as razões pelas quais você decidiu pôr um fim à amizade. Através dela, vai poder entender quais os impactos que essa relação têm sobre sua saúde física e mental. Logo, antes de conversar com seu amigo, pode ler a lista e garantir que essa é decisão certa.

Escute

Antes de tudo, é importante entender a perspectiva da outra pessoa. Através dela, é possível reconhecer que você também pode ter tido certa responsabilidade no fim da amizade, então permita que ele compartilhe a própria opinião sobre a história.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.