Segunda Via da Carteira de Trabalho: Saiba Como Solicitar!
O trabalhador poderá solicitar a 2ª via da Carteira de Trabalho em caso de perda ou furto. Saiba como realizar a solicitação e conseguir os dados da 1ª via.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um dos documentos mais importantes para o trabalhador, visto que nela está registrada toda a trajetória profissional do cidadão. Com isso, todas as informações acerca do local de trabalho e tempo de serviço ficam disponíveis na Carteira de Trabalho.
Além disso, a carteira também disponibiliza outras informações, como:
- Data de Admissão;
- Salário recebido;
- Tempo de Vínculo Empregatício;
- Pagamento do Seguro-Desemprego;
- Pagamento do PIS;
- Férias;
- Data de saída do Emprego.
Com o registro dos dados informados acima, o trabalhador possui segurança para garantir os seus direitos trabalhistas, sendo: seguro-desemprego, aposentadoria e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Caso o cidadão tenha perdido da Carteira de Trabalho e Previdência Social ou a mesma tenha sido roubada, será necessário realizar um boletim de ocorrência para evitar futuros problemas. Dessa forma, é possível evitar fraudes com os dados informados na CTPS.
Segunda Via da Carteira de Trabalho
Para tirar a segunda via da Carteira de Trabalho é necessário realizar o agendamento pelo site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Entretanto, o agendamento online não está disponível para algumas cidades brasileiras.
Caso sua cidade se enquadre nessa condição, será necessário se locomover até a unidade mais próxima do MTE ou telefonar para a Central Alô Trabalho, por meio do número 158, para conseguir mais informações.
Confira o Passo a Passo para o Agendamento Online:
- 1º Passo: Entre no site de agendamento do MTE;
- 2º Passo: Selecione o Estado e o Município no qual deseja realizar a emissão da 2ª via da CTPS;
- 3º Passo: Em “tipo de atendimento” selecione “Emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro”, insira o código de segurança mostrado e clique em “prosseguir”;
- 4º Passo: Escolha a unidade mais próxima e clique no ícone do calendário, abaixo de “ações”;
- 5º Passo: Selecione a data e o horário desejado;
- 6º Passo: Informe os dados solicitados;
- 7º Passo: Insira o código de segurança e clique em “Agendar”.
Caso a unidade escolhida não possua datas disponíveis para a emissão da nova CTPS, em “ações” aparecerá a data que haverá disponibilidade para a próxima vaga. Dessa forma, basta entrar no site na data informada e realizar o passo a passo ensinado acima.
Documentos Necessários para Emissão da 2ª Via da Carteira de Trabalho
É necessário que o cidadão apresente alguns documentos para solicitar e emitir a segunda via da Carteira de Trabalho, sendo eles:
- Comprovante de Residência;
- Documento de Identificação original;
- Comprovação de Estado Civil;
- Documento de comprovação do número da antiga Carteira de Trabalho;
- Carteira de Trabalho (em caso de más condições de conservação ou quando acabar as folhas de registro);
- Boletim de Ocorrência Original (em caso de furto, roubo, perda ou extravio da CTPS).
Resgate de Antigos Registros da 1ª Via da CTPS
Caso o trabalhador necessite resgatar os registros antigos presentes na carteira de trabalha perdida ou roubada, basta ir a um posto do Ministério do Trabalho e Emprego portando os seguintes documentos:
- Recibo do recolhimento do FGTS;
- Comprovante do seguro-desemprego recebido;
- Homologação;
- Recibo de Férias;
- Contracheque.
É importante que o trabalhador tenha as informações profissionais antigas na nova carteira, de modo a evitar erros em cálculos no INSS. Além disso, as informações servirão, também, para comprovar o período de trabalho e as experiências por antigos serviços prestados.
Veja também: Posso Ter Dois Registros de Emprego na Carteira de Trabalho?
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.