Competição – Intraespecífica e interespecífica
A competição é uma relação ecológica que favorece a seleção natural.
A competição é uma relação ecológica que pode ocorrer tanto entre indivíduos da mesma espécie quanto entre indivíduos de espécies diferentes. Essa disputa por algo pode ser um fator biótico ou abiótico.
Esse é um tipo de relação que favorece a seleção natural, onde os indivíduos mais bem adaptados ao meio ambiente, sobrevivem. É considerado um fator de controle populacional dos ecossistemas.
Competição intraespecífica
A competição intraespecífica ocorre entre os indivíduos de uma mesma espécie, fator importante para o controle do tamanho populacional. Nessa interação, até mesmo o indivíduo que vencer a competição é prejudicado, pois ele teve os recursos que poderia utilizar diminuídos.
Nesse tipo de interação, também pode acontecer a disputa por parceiros de acasalamento, na maioria das vezes a competição acontece entre os machos (não sendo essa uma regra), como ocorre com as girafas, lobos e leões-marinhos.
Competição interespecífica
A competição interespecífica ocorre quando duas espécies diferentes utilizam a mesma área e o mesmo recurso alimentar, estabelecendo uma competição. Esse conflito pode enfraquecer ou até eliminar uma espécie da comunidade, seja por migração ou por extinção.
Além dos alimentos, entram na competição interespecífica o território, água, luz solar, sombra, entre outros fatores.
Você pode baixar um mapa mental sobre todas as relações ecológicas e imprimir para estudar clicando aqui.
Veja também:
- Amensalismo
- Comensalismo
- Canibalismo
- Parasitismo
- Predatismo e herbivoria
- Esclavagismo ou sinfilia
- Mutualismo e protocooperação
- Relações ecológicas – Sociedade e colônia
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.