Compostos orgânicos: carboidratos

Vamos conhecer o grupo dos carboidratos! Continue lendo!

1

Os compostos orgânicos são assim chamados porque são substâncias formadas por átomos de carbono. A maioria dos compostos que formam os seres vivos são orgânicos, com exceção da água que é inorgânica.

Histórico

Esses compostos são estudados desde o século XVIII, o químico Carl Wilhelm Scheele foi o primeiro a conseguir isolar algumas dessas substâncias como o ácido lático do leite, a ureia da urina, ácido cítrico do limão, entre outros.

No início do século XIX, o Jöns Jakob Berzelius propôs que os compostos orgânicos não poderiam ser sintetizados artificialmente, segundo ele, esses compostos só poderiam ser obtidos através de organismos vivos.

Porém, alguns anos mais tarde, o químico Friedrich Wöhler conseguiu sintetizar a ureia usando cianeto de amônio, uma substância mineral.

A partir disso, várias substâncias orgânicas foram sintetizadas artificialmente e quebrou-se a “teoria da força vital” proposta por Jöns Jakob Berzelius.

Tipos de compostos orgânicos

Os pontos de fusão e de ebulição dos compostos orgânicos são menores que em compostos inorgânicos, pois as ligações entre as moléculas dos compostos orgânicos se rompem mais facilmente, já que são mais fracas.

A polaridade dessas substâncias pode variar, as substâncias apolares são praticamente insolúveis em água (substância inorgânica polar), já as polares como açúcar, acetona, álcool, são solúveis em água.

Carboidratos

Os compostos orgânicos podem ser de vários tipos, aqueles que são formados por átomos de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O) em sua fórmula são chamados de carboidratos.

A fórmula geral de um carboidrato pode ser representada por (CH2O)n e a principal função de um carboidrato é liberar energia para o trabalho das células. Essa energia é extraída a partir da oxidação de moléculas de um carboidrato chamado glicose.

Os carboidratos podem ser chamados também de glicídios, eles podem ser classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

Classificação dos carboidratos
Classificação dos carboidratos

Monossacarídeos

Os carboidratos mais simples são agrupados na categoria monossacarídeo. Nessa categoria a fórmula molecular também é representada por (CH2O)n onde n é no mínimo 3 e no máximo 8.

Os monossacarídeos são os açúcares verdadeiros, eles são solúveis em água e possuem sabor adocicado.

Tipos de monossacarídeos

Os menores monossacarídeos são as trioses, que possuem apenas três átomos de carbono. Os monossacarídeos mais conhecidos são as pentoses, aqueles com cinco átomos de carbono.

As pentoses mais conhecidas podem ser divididas em ribose e desoxirribose. A ribose é matéria prima par a fabricação do ácido nucléico RNA, já a desoxirribose é matéria prima para sintetização de DNA.

As hexoses (monossacarídeos que possuem seis átomos de carbono) também tem importante papel biológico para os organismos. Entre as hexoses mais conhecidas estão a glicose, a frutose e a galactose.

A glicose é a principal fornecedora de energia para o metabolismo celular, é a base para a formação de vários carboidratos complexos.

A frutose também fornece energia para a célula e é encontrada em frutos doces e no esperma humano. A galactose também tem papel energético e é encontrada no leite.

Oligossacarídeos

Os oligossacarídeos são formados pela união de dois a seis monossacarídeos, normalmente as hexoses. Os mais importantes oligossacarídeos são os dissacarídeos, entre eles a sacarose, a lactose e a maltose.

Esses dissacarídeos são formados pela união de dois monossacarídeos, eles são solúveis em água e também possuem sabor adocicado.

Na formação dos dissacarídeos ocorre a perca de uma molécula de água, causando o que chamamos de desidratação intermolecular.

Um dos dissacarídeos mais conhecidos é a sacarose, muito utilizada na fabricação de doces, sorvetes, é o açúcar que usamos para adoçar o suco, o café e etc. A sacarose é a união de uma frutose com uma glicose.

Polissacarídeos

Esse grupo de carboidratos é formado pela união de muitos monossacarídeos, são compostos macromoleculares (moléculas gigantes).

Os polissacarídeos mais conhecidos são a celulose, o amido e o glicogênio. Os integrantes desse grupo são insolúveis em água e não possuem sabor adocicado.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

  1. Fátima Guedes Diz

    Que boa explicação tive aqui nessa matéria, obrigada. Muitas vezes busco aprender sobre esse assunto mais são poucos que conseguem passar com tanta clareza de detalhes e riqueza de conteúdo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.