Comprovante de vacinação não é mais necessário para matrícula na Unicamp; saiba mais detalhes
A partir deste ano, o comprovante da vacina contra Covid-19 não consta mais na lista de itens obrigatórios para os estudantes frequentarem as aulas.
Muitas universidades e faculdades em todo o mundo exigiam comprovantes de vacinação contra a COVID-19 como requisito para a matrícula de calouros do vestibular. Essa medida tem como objetivo garantir a segurança da comunidade acadêmica e minimizar a propagação do vírus em ambientes fechados, como salas de aula e residências estudantis.
No entanto, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) alterou nesta última quinta-feira (16) a orientação aos calouros do Vestibular 2023. A partir deste ano, o comprovante da vacina contra Covid-19 não consta mais na lista de itens obrigatórios para os estudantes frequentarem as aulas.
“Não é mais obrigatória a comprovação do ciclo vacinal contra a Covid-19 para frequentar as aulas, mas o Comitê Científico de Contingenciamento do Coronavírus da Unicamp recomenda o cumprimento rigoroso do cronograma de vacinação e a continuidade de inserção dos dados vacinais nos sistemas da Diretoria Acadêmica (DAC) e da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), respectivamente, com o objetivo de realizar a vigilância epidemiológica da doença em seus campi”, diz o texto da Comvest.
A alteração ocorreu após o governo estadual decidir, na última quarta (15), proibir a exigência do passaporte da vacina em estabelecimentos públicos e privados, incluindo instituições de ensino. “A reitoria da Unicamp informa que iniciará estudos visando adequar a universidade ao recente decreto do governo estadual.”, disse a instituição nesta quinta. A norma existia desde 2021.
As matrículas dos calouros começaram em 7 de fevereiro. Já sobre o uso de máscara, que era obrigatório, a exigência ainda está sendo estudada. Confira algumas datas importantes:
- 17/02: divulgação da lista de convocados da 3ª chamada
- 23/02: matrícula online da 3ª chamada
- 23 e 24/02: declaração de interesse por vaga (online)
- 28/02: divulgação da lista de convocados da 4ª chamada
- 01/03: matrícula online da 4ª chamada
- 02/03: início das aulas (presencial)
A universidade tem cerca de 35 mil alunos matriculados na graduação e na pós-graduação, além de 1.934 docentes e 6.489 funcionários.
Comentários estão fechados.