Qual é o conceito de História? – Para que serve, Períodos Históricos e Fontes

Saiba um pouco mais sobre a disciplina que acompanha a humanidade desde o seu início, além do que fundamenta o trabalho dos historiadores.

Conta pra gente, qual a sua disciplina favorita na escola? Se responder História, entendemos completamente! A área é fascinante por acompanhar o homem desde os primórdios da humanidade, nos permitindo entender como era a vida em cada época.

Mas, o que é, exatamente, a História? O que estuda? Quem realiza esse trabalho e como ele é feito? Acompanhe, com a gente, todas as respostas a estas perguntas, além de outras informações pertinentes ao tema.

O que é a História?

O conceito de História afirma que trata-se de uma ciência que estuda o desenvolvimento do homem ao longo do tempo. Desse modo, precisa analisar os personagens envolvidos nos processos, os fatos ocorridos e, assim, entender todos os períodos históricos.

Para os gregos antigos, os criadores desta ciência, História significava investigação e pesquisa. Por meio dela, buscavam os vestígios do passado, incluindo as glórias e tragédias vividas pelos ancestrais.

Quando mencionamos entender os períodos históricos, incluímos a compreensão da sociedade, cultura, economia, política e todos os fatores envolvidos. Quem realiza esse trabalho é o historiador, bacharel em História que analisa fatos e produz conhecimento.

Diz-se que o primeiro historiador foi o grego Heródoto e, por isso, considerado como o “pai da História”. Foi o pioneiro em investigar o passado para chegar ao conhecimento histórico. Porém, foi Tucídides que primeiro aplicou os métodos críticos.

Entre eles, estavam o cruzamento de dados e uso de fontes diferentes. O estudo dos registros históricos é chamado de Historiografia enquanto a Historiologia estuda o porquê dos fatos ocorridos.

O estudo da História não pode ser objetivo pois, está sempre pautado em critérios e métodos correspondentes a diversos autores. Além disso, considera o contexto sócio-histórico que dão lugar aos processos diversos.

Pra que serve a História?

O próprio conceito traz um pouco do a História se propõe a fazer, ou seja, resgatar e relatar os aspectos culturais de uma região ou sociedade. O objetivo de entender o passado é, justamente, compreender o presente a partir do processo de desenvolvimento.

Desde os primórdios de seu uso, a História busca reconstruir fatos históricos no intuito de não deixar a memória de um povo ou nação morrer e, com isso, da própria civilização. Por isso, sempre esteve presente em todas as sociedades.

Nesse contexto, pode apresentar-se de diferentes formas, sendo as principais a história narrativa, pragmática, científica e história dos annales. Em todas elas, o objetivo principal é relacionar o passado com o presente, em uma tentativa de entender a sociedade atual.

Quais fontes o historiador utiliza?

O trabalho do historiador é pautado sobre dois períodos, sendo eles a Pré-História e a História. Na primeira, ele se baseia em fontes artísticas (esculturas, pinturas rupestres, adornos) e materiais (ferramentas, ossos, objetos de pedra, cerâmica e fósseis).

Suas fontes se ampliam ao estudar a História ao dispor de roupas, livros, imagens, registros orais e documentais, moedas, objetos materiais, gravações, jornais, entre muitos outros.

Quais são os períodos históricos?

Para facilitar o estudo da humanidade, a História foi dividida em diversos períodos até chegar aos dias de hoje. Veja quais são:

  • Pré-História (Paleolítico, Mesolítico, Neolítico e Idade dos Metais): período anterior a 4.000 a.C e ao surgimento da escrita
  • Idade Antiga ou Antiguidade: entre 4.000 a.C e 476 com a invasão do Império Romano
  • Idade Média ou Período Medieval: entre 476 e 1453 com a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos
  • Idade Moderna: entre 1453 e 1789 com a Revolução Francesa
  • Idade Contemporânea: desde 1789 até hoje

Áreas auxiliares

O historiador não trabalha sozinho e, para compreender todo o processo histórico, conta com cientistas pertencentes a outras áreas correlatas. Entre elas, podemos mencionar:

  • Paleografia: estudo das escritas antigas
  • Arqueologia: estudo da cultura material de povos antigos
  • Psicologia: estudo do comportamento humano
  • Numismática: estudo das moedas e medalhas
  • Heráldica: estudo de brasões e emblemas
  • Paleontologia: estudo dos fósseis
  • Antropologia: estudo do homem e suas relações
  • Biologia evolutiva: estudo da origem e descendência das espécies, bem como sua evolução
  • Teologia: estudo da natureza do divino, atributos e relação com os homens
  • Papirologia: estudo dos papiros (escritas) antigos
  • Cartografia: estudo dos mapas e cartas geográficas
você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More