Geração Z abraça a revolução da flexibilidade no ambiente profissional
Jovens de 16 a 26 anos têm a flexibilidade como bússola na hora de escolher seus empregos.
De acordo com um estudo da Fiverr, ter um trabalho flexível é o desejo da maioria das pessoas da Geração Z. Para esses jovens, a capacidade de gerir seus próprios trabalhos e a paixão pelo que fazem são essenciais, tornando as condições de trabalho mais flexíveis uma prioridade.
O freelancer ganha força entre a Geração Z
Com base nas respostas de mais de 7 mil jovens da Geração Z, com idades entre 16 e 26 anos, o estudo revelou que 40% deles desejam ser donos do próprio negócio ou atuar como freelancers ao longo de toda a sua carreira.
Isso ocorre porque a Geração Z valoriza a flexibilidade em seus empregos, algo oferecido pelo trabalho como freelancer. Segundo o estudo, 71% dos entrevistados afirmaram que a flexibilidade e a capacidade de gerir suas próprias demandas são prioridades na hora de escolher o próximo emprego.
Vale ressaltar também que um terço das pessoas prezam por ter paixão pelo seu trabalho.
Freelancer é visto como uma opção inteligente
Entre os jovens americanos, cerca de 73% afirmam que o trabalho freelancer é uma ótima opção em uma economia instável como a dos últimos tempos. Esse modelo de trabalho permite continuar gerando renda mesmo em meio às demissões em massa, inclusive em grandes empresas.
O CMO da Fiverr, Gall Arnon, ainda afirma:
“Como a última geração a entrar no mercado de trabalho, a Geração Z está na vanguarda das últimas tendências que transformam o mundo do trabalho. Em meio a uma crise econômica e um mercado de trabalho em rápida mudança, estamos vendo a Geração Z continuar a priorizar a flexibilidade e o trabalho motivado pela paixão, tornando as carreiras freelance uma opção cada vez mais atraente.”
Sendo assim, Arnon afirma também que o freelancer é bastante atrativo justamente porque dá autonomia para as pessoas fazerem o que realmente gostam, tendo, acima de tudo, controle sobre os próprios ganhos e demandas.
A nova era de trabalho
Para Ronni Zehavi, CEO e cofundador da HiBob, as atividades remotas devido à pandemia de covid-19 ajudaram muito a construir uma nova concepção de trabalho.
“É uma nova era. Em vez de equilíbrio entre vida profissional e pessoal, é equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A vida vai primeiro, o trabalho vai depois.”
Comentários estão fechados.