Fique alerta: 10 sintomas que exigem atendimento médico urgente

Saiba quais sintomas necessitam de atendimento médico urgente para evitar desfechos graves.

Existem situações que podem ser mais graves do que aparentam. Por essa razão, listamos 10 sintomas que exigem atendimento médico urgente. Continue lendo, fique por dentro de quais são esses sintomas e reduza as chances de um desfecho trágico em decorrência desses quadros.

Leia mais: Quem caminha pelo menos 10 minutos por dia pode viver por mais tempo

Sintomas que exigem atendimento médico com urgência

Se você tiver um desses sintomas ou presenciar alguém com algum deles, ligue imediatamente para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que é o 192, ou se encaminhe para o pronto-socorro.

1. Falta de ar

A falta de ar que impede a realização de atividades rotineiras pode ser um sintoma de ataque cardíaco ou de embolia pulmonar. Portanto, não hesite em procurar atendimento médico nesse tipo de situação.

2. Dor no peito

A dor no peito pode ser um sintoma de infarto, sobretudo quando é localizada do lado esquerdo e acompanhada de pressão arterial maior do que 140 x 90 mmHg. Por isso, busque atendimento e não dirija nessas condições.

3. Vômito com sangue

Você deve procurar um posto de saúde caso tenha sangue no vômito ou se ele for acompanhado de sintomas como náuseas, febre e dor de cabeça intensa. Isso porque tais sintomas podem indicar uma intoxicação alimentar grave, por exemplo.

4. Dificuldade de falar e confusão mental

Esses dois sintomas são típicos do quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC), portanto requerem atendimento o mais rápido possível. Caso contrário, as consequências podem ser permanentes ou até mesmo levar à morte.

5. Sangramento durante a gravidez

O sangramento é algo relativamente comum, sobretudo no primeiro trimestre da gestação. Contudo, esses episódios devem ser sempre relatados para o médico, a fim de investigar se há algo comprometendo a gestação, principalmente quando acompanhados de cólicas e dores na região pélvica.

6. Convulsões

As convulsões podem acarretar quebra de ossos e outras lesões graves em decorrência de quedas no momento de perda da consciência. Dessa maneira, é uma situação que requer atendimento médico emergencial.

7. Machucado na cabeça

Um machucado na cabeça acompanhado de inchaço, dores persistentes, náuseas e vômitos indica a necessidade de atendimento, pois esse tipo de lesão pode culminar em comprometimento do sistema nervoso.

8. Queimaduras

Queimaduras superficiais, de primeiro grau, podem ser tratadas em casa. No entanto, em situações mais sérias, é necessário buscar atendimento. Dessa maneira, observe sinais como bolhas, vermelhidão intensa e dores.

9. Testículos inchados

O inchaço na região dos testículos pode indicar diferentes problemas, como varicocele, hérnia, torção ou câncer. Portanto, nestes casos, é necessário ir ao pronto-socorro para distinguir a causa e tratar adequadamente o problema.

10. Dor intensa no estômago

A dor no estômago também pode ter diferentes causas, como gastrite e apendicite, e deve receber o tratamento correto. Portanto, em caso de dor repentina e intensa por mais 30 minutos, ligue para o Samu ou busque atendimento médico.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.