Confira 3 atitudes que impedem a evolução do seu relacionamento
Traumas e falta de responsabilidade afetiva podem ser entraves ao seu relacionamento. Reflita se vocês tem essas atitudes.
Os relacionamentos são constantemente postos à prova. A rotina, as obrigações e o cansaço, pequenos atritos da convivência, dificuldades financeiras, incompatibilidade nos gostos, a possibilidade de pessoas que se interessam ou tentam interferir no relacionamento, ressentimentos não compartilhados. Diversos são os obstáculos para que um casal permaneça junto de maneira saudável. Por isso, é preciso conhecer algumas atitudes que impedem a evolução da sua relação.
Leia mais: Estes são os principais hábitos responsáveis por estragar um relacionamento
Atitudes que são um entrave ao seu relacionamento
É preciso entender que relacionamentos são, sempre, um esforço conjunto. Dessa forma, apenas depositar suas necessidades em outra pessoa é o oposto do que se discute por relacionamento saudável. Se você sente que sua relação está estagnada, cercada por brigas e discussões, talvez você precise refletir sobre essas atitudes a seguir:
Atitude 1: vocês não conhecem seus traumas
Autoconhecimento nunca é o destino final, mas sim a trajetória. Estamos sempre nos reconhecendo, explorando e modificando o caráter. Por isso, acompanhamento psicológico e autorreflexão são sempre bons aliados para entender melhor sobre quais traumas ou feridas podem interferir negativamente no seu relacionamento.
Algumas pessoas estão sempre esperando o dia em que serão traídas ou abandonadas, por exemplo. Este trauma de abandono, que pode ter início ainda na infância ou por relações passadas, pode culminar em um relacionamento emocionalmente distante, em que a pessoa está sempre preparada para o pior e, por isso, não se entrega completamente ao amor. Por isso, conhecer os seus traumas é importante – seja para a evolução do relacionamento, seja para o indivíduo que sofre com isso.
Atitude 2: você cobra em excesso a outra pessoa e vice-versa
Seres humanos estão constantemente tentando acertar. Porém, somos todos falhos e sabemos disso. Por esse motivo, pode ser que você cometa erros que, aos poucos, desgastam a relação. Muitas pessoas são extremamente críticas consigo e depositam esses julgamentos no seu parceiro(a). Porém, depositar esta carga emocional em outra pessoa é um sinal de ansiedade que pode afetar profundamente a autoestima de seu(a) companheiro(a).
Paralelamente, pode ser que seu parceiro sofra com autocobrança e você seja a vítima. De repente, nada do que você faz parece ser bom o suficiente, e você se sente sempre incapaz de realizar tarefas, não importa o quanto se esforce. Esse é um sinal vermelho, afinal, quase sempre relacionamentos são desgastados por isso.
Atitude 3: vocês não estão focados em suas necessidades
Para um relacionamento se manter, as vontades de ambos precisam ser levadas em consideração. E não só as vontades e sentimentos quanto ao relacionamento em si são importantes, mas também questões pessoais e individuais. Não parecer se importar com os desejos do(a) parceiro(a) gera o distanciamento emocional que já falamos acima.
Por exemplo: imagine que seu companheiro é uma pessoa mais quieta, tímida e reclusa. Já você faz o tipo sociável e festeiro. É preciso levar em consideração que cada um possui suas particularidades e, por isso, o equilíbrio tem que ser encontrado. Talvez seja preciso diminuir um pouco a frequência de festas – ou, pelo menos, ir sem a pessoa – enquanto ela precisa fazer um pouco mais de esforço para ir a tais eventos – ou, pelo menos, não se chatear quando você for e ela não.
Comentários estão fechados.