Confira 4 alimentos que você NÃO deve levar ao micro-ondas
Evite problemas com o seu eletrodoméstico e veja quais alimentos não devem ser preparados nele.
Sabemos que uma das invenções mais incríveis do mundo moderno é o forno micro-ondas. Porém, mesmo com toda essa destreza, há limitações quanto aos materiais e alimentos que podem ser elaborados nele, portanto, não assuma que você pode cozinhar qualquer alimento com um micro-ondas em sua cozinha. Confira agora 4 alimentos que não devem ser feitos no micro-ondas.
Leia mais: O micro-ondas queimou e não está funcionando? Veja as possibilidades
Alimentos proibidos no micro-ondas
- Ovos com casca
O micro-ondas não é o melhor aparelho para cozinhar ovos. Embora existam muitas ferramentas e técnicas para fazer isso, quando ele é deixado dentro desse forno por muito tempo, existe o risco de explodir. Especialistas apontam que devemos ter cuidado com alimentos com membranas “finas”, como as cascas de ovos.
- Batatas e tomates inteiros
Já que possuem muita água, a força da onda eletromagnética do aparelho acabará criando pressão dentro desses alimentos (batata e tomate, além de outros ricos em água), e é por isso que ocorre a explosão. Nosso conselho é fazer furos ou cortá-los para que não estourem.
- Uvas
É importante você saber que não conseguirá fazer uvas passas no micro-ondas, certo? A explicação para isso é que a fruta conduz eletricidade, então, se você colocá-la em um aparelho, pode apostar que vai pegar fogo.
- Cenouras
Embora este vegetal pareça inofensivo, saiba que ele pode incendiar toda a sua cozinha. O ferro, magnésio e selênio das cenouras se transformam em metais quando aquecidos no micro-ondas, criando faíscas e, consequentemente, explosões.
Por que alguns alimentos explodem?
Para compreender o que ocorre nessas situações, é preciso considerar o fato de que as micro-ondas do aparelho utilizam uma forma inócua de radiação eletromagnética para aquecer os alimentos. Dessa forma, enquanto um forno tradicional transfere calor de fora para dentro dos alimentos, o micro-ondas faz o contrário, isto é, ele pode penetrar mais profundamente nos alimentos, pois aquece diretamente o seu interior.
Logo, ainda que o calor seja capaz de escapar do lado de fora dos alimentos no micro-ondas, parte desse calor geralmente fica preso no interior dos alimentos, onde cozinham mais rapidamente.
Portanto, se houver muita água na comida, como ovos ou batatas, a água se expande e se transforma em vapor. Sem a saída desse vapor, a pressão interna sobe rapidamente e atinge níveis tão altos que a comida explode, criando uma imundície que desencorajaria qualquer cidadão.
Comentários estão fechados.